Comprar um apartamento em Divinópolis requer atenção. O consumidor deve estar atento à localização, com o objetivo de escolher o melhor bairro possível, precisa se organizar financeiramente e, claro, não pode deixar de analisar a qualidade do imóvel visitado.

Para isso serve a vistoria de imóveis. Trata-se de uma obrigação legal para quem vai comprar ou alugar uma propriedade. O problema é que muitas pessoas a ignoram, tratando essa etapa como uma mera visita ao apartamento.

Para ajudá-lo a fazer uma boa vistoria de imóvel, daremos algumas dicas neste artigo. Boa leitura!

1. Avalie portas e janelas

Quando esses objetos são de madeira, existe o risco de estarem contaminados com cupins ou brocas de madeiras. Nesse caso, esses insetos podem colocar em risco os seus móveis ou fazer com que uma dedetização seja necessária. Pequenos furos e a presença de grãos no chão podem indicar uma infestação.

Ademais, note se existe ruído ao abrir e fechar as portas, pois você não vai querer morar em local com barulho, não é verdade?

2. Verifique as instalações elétricas e hidráulicas

A rede elétrica deve contar com disjuntores nos principais cômodos, pois, caso haja um curto-circuito, esses aparelhos se desarmarão e impedirão que o problema se alastre.

Outro ponto importante é a existência de tomadas, principalmente se você estiver visitando um apartamento muito antigo, uma vez que a quantidade de eletrodomésticos era menor — ao contrário de hoje.

Já a rede hidráulica apresenta os vazamentos e infiltrações como seus maiores perigos. Manchas de umidade nas paredes, bolhas e a presença de bolores podem sinalizar problemas.

Não tenha vergonha de abrir torneiras, verificar registros, dar descargas e ligar as luzes. Esse tipo de teste é fundamental para evitar dores de cabeça.

3. Observe os pisos e revestimento

Em alguns casos, o piso é um diferencial do apartamento. Portanto, verifique a qualidade do material usado, se está bem conservado e se precisará ser reformado — principalmente se estivermos falando de madeira.

No caso das cerâmicas, é interessante investigar se todas as peças foram instaladas corretamente, de modo que não exista espaço vazio no fundo delas, uma vez que isso causa barulho e pode facilitar que se quebrem.

4. Entenda a rotina do condomínio

Uma obra nos apartamentos vizinhos ou uma reforma na infraestrutura do condomínio pode influenciar a sua vida e, em alguns casos, prejudicar o seu imóvel. Um cano pode ser perfurado, colocando os seus móveis em risco, por exemplo.

Se você está prestes a se mudar, não custa conversar com os funcionários ou mesmo ter um bate-papo com os seus futuros vizinhos, com o objetivo de descobrir se existe alguma reforma prevista. Dependendo das respostas (e do quanto isso o incomode) pode ser melhor escolher um outro imóvel para morar.

Como vimos, a vistoria de imóvel não pode ser negligenciada, não é verdade? Para evitar transtornos, é recomendável contar com o suporte de uma imobiliária, pois lidar com todo o processo de compra de um apartamento em Divinópolis pode ser trabalhoso, afinal de contas, são muitos detalhes que precisam ser verificados e nem todo mundo tem tempo para isso.

Se esse for o seu caso, converse com a nossa equipe para que possamos ajudá-lo

 

Escreva um comentário