Diversos fatores influenciam as pessoas a comprar apartamentos pequenos, como o desejo de morar mais próximo do trabalho ou da faculdade, ou mesmo uma questão de gosto. Na verdade, não importa a razão; o problema é a dúvida comum sobre como decorar o imóvel para aproveitar todos os seus espaços.

Para ajudar você a atingir esse objetivo, veremos aqui 5 dicas de otimização de ambientes. Interessado? Então, continue lendo e confira o que você deve fazer para transformar o imóvel de modo que ele fique confortável, aconchegante e funcional!

1. Escolha móveis planejados

Uma das maneiras de decorar bem apartamentos pequenos é utilizar móveis planejados. Assim, é possível aproveitar ao máximo os espaços disponíveis para guardar objetos e deixar tudo mais organizado.

Um lado bom dessa dica é que ela vale para todos os cômodos da casa. Um cantinho que ficaria vazio embaixo da pia pode se transformar em um porta-toalhas, por exemplo. O mais importante é planejar esses móveis com muito cuidado e fazer diversas simulações antes de fechar o projeto.

2. Utilize móveis multifuncionais

Móveis com dupla funcionalidade também são muito bem-vindos, pois ajudam a otimizar o espaço. A utilização de sofá-cama, por exemplo, pode transformar um ambiente em um quarto de hóspedes. Já no quarto de casal, uma cama com baú é uma excelente opção para guardar lençóis e cobertores usados no dia a dia.

Outra sugestão muito útil é a mesa de centro que se transforma em puffs para as visitas, na sacada, ou uma que se transforme em uma escrivaninha, para a sala de estar. Enfim, escolha as opções que embelezem o ambiente e atendam às suas necessidades.

3. Prefira tonalidades claras e utilize espelhos

Ao escolher cores para os seus ambientes dê preferência às tonalidades claras, pois elas ajudam a transmitir a sensação de amplitude. Isso não significa, porém, que todo o apartamento deve ser neutro; você pode escolher uma parede para receber uma cor de destaque, por exemplo.

Outro item que ajuda a ampliar o espaço (e é amado por muitas pessoas) é o espelho. Aliás, ele é muito bem-vindo em diversos cômodos da casa! Na sala de jantar, por exemplo, pode ser usado em toda a parede ou em uma parte dela, atrás da mesa. Já na sala de estar, uma combinação de pequenos espelhos ajuda a dar um charme especial ao ambiente.

Há ainda outros espaços em que eles são uma boa alternativa, como no quarto e no banheiro.

4. Utilize eletrodomésticos embutidos

Sabemos que os eletrodomésticos são itens que costumam ocupar muito espaço. No entanto, existem hoje excelentes alternativas que ajudam a torná-los mais elegantes e funcionais.

Uma opção é utilizar uma torre com micro-ondas e forno embutidos, e em vez de um fogão comum escolher um cooktop, que oferece maior praticidade. Na lavandeira, em vez de investir em duas máquinas (secadora e lavadora) prefira uma “lava e seca”, que tem as duas funções em um único modelo.

5. Use e abuse das prateleiras para a organização

Para não deixar objetos espalhados pelos cômodos, invista em prateleiras em locais estratégicos, como na lavanderia, para os produtos de limpeza, ou na sala de estar para guardar livros e DVDs. Elas são uma ótima alternativa para organizar objetos que utilizamos com maior frequência, mantendo-os sempre à mão.

Em suma, o mais importante é decorar os apartamentos pequenos de modo a deixá-los organizados e funcionais. Para isso, coloque em práticas as dicas que vimos até aqui! Dessa forma, o seu espaço atenderá todas as suas necessidades e será bonito e aconchegante.

Gostou do nosso conteúdo? Agora, aproveite para nos seguir nas redes sociais e acompanhe mais dicas incríveis de decoração! Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube.

Escreva um comentário