Sem dúvida, comprar um imóvel é uma etapa muito importante na vida de uma família. Ter um espaço para chamar de seu, poder receber os amigos e familiares e não se incomodar com o aluguel são alguns dos benefícios de ter a casa própria. Uma das vantagens da imobiliária é que ela ajuda o comprador a escolher o imóvel ideal.

Contudo, por querer economizar nesse processo, muitas pessoas não contratam esses profissionais qualificados. Assim, acabam deixando de fora as diversas vantagens de contar com uma imobiliária na compra do imóvel.

Tanto em relação ao conhecimento de mercado, quanto à consultoria jurídica ou às intermediações de negociações, as imobiliárias trazem sua experiência e um leque de facilitações ao processo de compra. Quer entender isso melhor? Para ajudá-lo, trazemos aqui algumas vantagens que vão descomplicar a sua aquisição!

Continue lendo para saber mais!

Vantagens da imobiliária: auxílio com a documentação e a burocracia
O processo de compra e venda de imóveis envolve diferentes documentações para se ter uma negociação legal. É função da imobiliária, nesse sentido, ajudar o cliente a entender todas as exigências e auxiliá-lo com a burocracia necessária, evitando futuras dores de cabeça e gastos extras.

Toda a parte de registro, regularização e escritura do imóvel — além da elaboração de um contrato legal, que comporta os diferentes interesses — faz parte do papel da imobiliária. Com isso, você garante que os documentos exigidos para a compra estarão em ordem, graças ao trabalho de profissionais qualificados.

Ademais, os profissionais imobiliários têm experiência, sendo capazes de analisar os documentos dos imóveis que comercializam, evitando propriedades com problemas judiciais, por exemplo.

Comprar uma casa sozinho significa confiar apenas na palavra do vendedor. Isso pode trazer prejuízos ao comprador, já que ele não sabe como fazer para verificar o histórico do imóvel, por exemplo.

A burocracia exigida na negociação dos imóveis tem como objetivo trazer segurança à negociação. Tentar burlá-la, negociando sem o apoio de uma imobiliária, só tornará o processo mais arriscado para o investidor.

Maior segurança no procedimento
Quem opta por comprar um imóvel sem nenhum intermédio também pode ter outros problemas que seriam evitados com o auxílio de uma imobiliária. Isso porque existe uma lei que impede a omissão de informações por parte dessas empresas, garantindo mais segurança ao cliente.

É importante lembrar que tanto as imobiliárias quanto os corretores de imóveis precisam estar devidamente registrados no Creci do seu estado. Esse órgão é responsável por fiscalizar os profissionais e empresas que atuam no mercado imobiliário. Assim, é possível garantir que o cliente dessas empresas terá acesso a uma negociação justa e dentro dos códigos de ética do setor.

Dessa forma, além de um atendimento adequado, que atende às necessidades do comprador e facilita o processo de transação, a imobiliária assegura que o valor cobrado pelo imóvel é correspondente ao valor real, considerando a qualidade, a infraestrutura e as condições gerais da casa ou apartamento.

Apoio na negociação
Desgastes e desentendimentos são comuns em negociações — afinal, sempre existem conflitos de interesse que pesam na hora de fechar um contrato. Por isso, a imobiliária aparece como um ponto de equilíbrio e mediação. Ela é capaz de facilitar a negociação entre as partes ofertando aquilo que condiz com o perfil do cliente sem deixar de manter o contato com o proprietário e uma postura ética.

Por meio de uma negociação contributiva — aquela que agrada a ambas as partes —, as chances de ocorrerem frustrações são bem menores, e surgem pontos em comuns que podem ser explorados e inseridos no contrato. Além do mais, essa característica diplomática é mais uma das vantagens da imobiliária, uma vez que a empresa consegue argumentar com as partes envolvidas na negociação, mostrando as vantagens da venda e ignorando fatores emocionais.

Uma pessoa que está eufórica com a possibilidade de realizar o sonho da casa própria pode se deixar levar por um vendedor ganancioso, fazendo uma compra inadequada. Isso é mais difícil de ocorrer se o comprador conversar com corretores, já que esses profissionais provavelmente vão sugerir compras adequadas ao perfil do cliente.

Ajuda na escolha do imóvel
Não é difícil encontrar pessoas que não sabem onde querem morar nem imaginam a possibilidade de ter a casa própria — isso até pode estar acontecendo com você. O fato é que existem diversos tipos de imóveis, um para cada perfil.

Nesse sentido, entender o seu perfil como cliente e comprador e alinhá-lo aos imóveis disponíveis hoje no mercado também é função da imobiliária. Os corretores devem investir nas casas mais direcionadas para aquilo em que você demonstra interesse. Assim, você poderá escolher a casa certa sem maiores problemas.

Além disso, tendo experiência de mercado, a empresa é capaz de lhe informar sobre a infraestrutura da região, a valorização ou desvalorização dos imóveis e até a melhor forma de pagamento para o seu tipo de perfil! Isso não significa que caberá à imobiliária a palavra final sobre a compra da sua casa, mas que você terá o apoio de uma empresa que entende as variantes do mercado imobiliário, podendo ajudá-lo a enxergar características que você nem sabia que eram importantes.

Analisa o imóvel como um investimento
Comprar imóveis é um importante investimento financeiro. Se você decidisse por investir na bolsa de valores, faria isso sem consultar um especialista antes? É provável que não, pois quando o assunto é dinheiro, as pessoas desejam decisões alicerçadas em dados, em fatos concretos.

Sair pela cidade procurando imóveis para comprar é arriscado porque o comprador precisa ter muita experiência no mercado imobiliário para que não tenha prejuízos. Existem pessoas que possuem essa perícia, mas essa não é a regra — e tudo bem com isso, afinal de contas, o que aconteceria se todo mundo que quisesse comprar um imóvel precisar estudar o mercado imobiliário?

Lembre-se de que o seu imóvel precisa caber dentro do seu orçamento, além de ter chances de trazer renda à sua família, seja por meio de uma venda ou de um contrato de aluguel. Por isso, é importante saber calcular taxas de retorno desse investimento, entender como as características dessa propriedade contribuem para o seu preço etc.

Uma imobiliária já tem esses dados, tornando esse processo muito mais acessível ao investidor. Ademais, essa empresa pode responder às perguntas que surgirem durante a negociação, tornando tudo mais claro, simples e seguro. Algumas pessoas encaram essa parecia como desnecessária. Isso está errado. Uma compra desse porte custa milhares (às vezes milhões) de Reais, portanto, deve ser feita com cuidado.

Percebeu como é importante o papel de um escritório que tenha experiência no mercado? As vantagens da imobiliária são grandes: ela auxilia no processo de compra, na negociação e traz mais segurança, evitando problemas. Depois de perceber a diferença que ela faz no processo de compra e aluguel de um imóvel, aproveite para pesquisar e encontrar uma imobiliária que seja de confiança, para tornar o processo de compra mais leve e tranquilo!

E aí, gostou do nosso conteúdo? Sobrou alguma dúvida? Entre em contato conosco! Somos uma imobiliária com mais de quarenta anos de experiência, e ficaremos felizes em ajudar você!