Quando você está em busca de um imóvel, seja para investir, seja para morar ou alugar, dificilmente faltam opções. Basta pesquisar, e você deve encontrar alguns nos mais diversos bairros. Além disso, também existem vários tipos de imóveis, cada um com suas próprias vantagens e desvantagens.

Se você está procurando um imóvel, mas ainda não tem certeza do que busca, nós podemos ajudar. Separamos aqui uma lista com os principais tipos de imóvel que você vai encontrar e falamos um pouco sobre as vantagens e desvantagens de cada um. Confira!

Casa geminada

Geralmente construídas como parte de uma vila, essas são casas idênticas que ficam em fila, ocupando uma rua inteira. Às vezes, elas têm cores diferentes ou outras mudanças feitas pelos moradores, mas a estrutura de cada uma delas é a mesma. Isso permite que sejam construídas rapidamente e todas bem bonitas — como também torna mais difícil encontrar a sua na rua, a menos que você a decore para se destacar.

Apartamento com área privativa

Os apartamentos em andares mais baixos costumavam ser os menos procurados. Porém, essa tendência tem mudado com a adição de áreas privativas. Localizadas no térreo ou no primeiro andar, essas áreas são pequenas varandas integradas ao apartamento, as quais podem ter piscina ou um jardim. Considerando que muitos condomínios não apresentam opções próprias de entretenimento, essa pode ser uma ótima alternativa de lazer.

Cobertura

Alternativamente, a cobertura apresenta as mesmas vantagens da área privativa, mas com o adicional de ser mais ampla e localizada no topo do prédio, onde costuma ficar a melhor vista e circulação de ar. O maior contra é que, de todos os tipos de imóvel, esse costuma ser um dos mais caros. Claro que isso também significa que você terá um retorno maior com a valorização.

Sítio

Para quem prefere mais contato com a natureza e ambientes menos aglomerados, um sítio pode ser o investimento ideal. Muitas pessoas preferem mudar-se para o interior na aposentadoria, em busca de outro estilo de vida ou apenas para ter um ambiente agradável para passar as férias. Porém, você deve atentar à facilidade de acesso. Locais muito isolados podem ser bem difíceis de manter.

Casa tradicional

Quando falamos em “tradicional”, estamos nos referindo ao tipo de imóvel que você vê em ruas antigas, que são compostos por uma única casa em toda a propriedade. Costumam oferecer bastante privacidade e flexibilidade na hora de reformar, mas também não possuem o mesmo nível de segurança incluído em condomínios e vilas, por exemplo. Para lidar com isso, você vai precisar fazer alguns investimentos por conta própria.

Apartamento de condomínio

Por fim, temos o apartamento, que é a opção mais comum para quem busca um aluguel hoje em dia. Geralmente, são imóveis simples, mas que podem ter estrutura bem diferenciada, dependendo do local e do valor, sendo uma boa opção para quem busca um imóvel prático.

Agora que você conhece os principais tipos de imóvel, pode avaliar quais deles são do seu agrado — tanto em termos de preço quanto de utilidade e qualidade de vida.

Quer continuar recebendo nossas novidades? Então, siga-nos no Facebook, no Instagram e no YouTube, para acompanhar tudo em primeira mão.

Autor

Escreva um comentário