Você sabe qual é o significado da taxa Selic e o impacto dela no momento de comprar um imóvel? Ela se refere à taxa básica de juros da economia brasileira, utilizada como referência nas transações que envolvem crédito e financiamento. Assim, quanto maior é a Selic, maiores também tendem a ser os juros nos parcelamentos — e o contrário também é verdadeiro.

Diante desse cenário de baixas taxas de juros, podemos dizer que agora é um ótimo momento para comprar um imóvel, especialmente para os indivíduos que desejam comprar à prazo, ou seja, por meio de um financiamento.

Pensando na importância desse tema, neste post, explicaremos melhor o significado da taxa e qual é o impacto dela na compra de um imóvel. Acompanhe, a seguir!

O que é a taxa Selic?

O Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) é a taxa básica de juros da economia. Esse índice é utilizado como referência para definir o valor dos juros dos empréstimos e financiamentos, inclusive no ramo imobiliário.

Recentemente, o Copom (Comitê de Política Monetária) decidiu reduzir a Selic para 5,5% ao ano, com a intenção de estimular o consumo interno.

Qual é o impacto da taxa na compra de um imóvel?

Quando há um aumento da taxa, mesmo que aconteça a queda dos preços dos imóveis, haverá também um reajuste no valor dos financiamentos. Isso porque quanto maior é a Selic, maior tende a ser a taxa de juros do financiamento — e vice-versa.

Por ser um bem de alto valor, e pelo fato de poucas pessoas terem condições de comprar um imóvel à vista, esse mercado é bastante sensível ao crédito. Com a redução do valor da Selic, mais pessoas tendem a buscar um financiamento, o que estimula as vendas de casas e apartamentos. Por outro lado, se a oferta não acompanhar o crescimento da demanda, poderá ocorrer uma valorização dos bens.

Como decidir quando realizar a compra, considerando a taxa Selic?

Diante desse cenário, podemos considerar que um momento bastante favorável para comprar um imóvel é quando as taxas de juros no financiamento imobiliário reduzem, aumentando as probabilidades de você realizar o sonho da casa própria.

Em relação à tendência do índice, pode haver mais quedas dessa taxa no próximo ano, com a intenção justamente de estimular o consumo. Nesse contexto, é uma boa ideia aproveitar a oportunidade e adquirir um imóvel.

Como vimos, o Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) é a taxa básica de juros da economia nacional, influenciando as operações de crédito e financiamento do país — inclusive no mercado imobiliário.

Com a recente queda desse índice anunciada pelo Copom, as taxas de juros para comprar imóveis tendem a ficar mais baixas e as condições, mais atrativas. Por isso, vale muito a pena aproveitar o momento para fazer a aquisição da casa própria.

Se você gostou deste post sobre o impacto da taxa Selic na compra de um imóvel, compartilhe-o com os seus amigos nas redes sociais e permita que mais pessoas tenham conhecimento sobre esse assunto!

Escreva um comentário