O seguro fiador, ou seguro fiança, é uma alternativa que vem ajudando muito os inquilinos a alugarem imóveis. Isso porque ele corresponde a um valor, calculado de acordo com o aluguel, e é pago como um seguro convencional, trazendo segurança ao proprietário do imóvel, já que é uma garantia caso o inquilino deixe de pagar os valores devidos por algum motivo.

Optar pelo seguro fiador tem se mostrado uma ótima alternativa, pois há algumas vantagens importantes que devem ser levadas em conta. Continue a leitura deste artigo e descubra quais são elas!

Não é preciso fiador nem depósito caução

Quem mora de aluguel sabe que pedir para alguém ser fiador, por mais intimidade que se tenha com a pessoa, é um pouco constrangedor. Além disso, não é fácil encontrar uma pessoa próxima e que ainda cumpra os requisitos necessários para poder exercer essa função. Optar pelo seguro fiança evita essa dor de cabeça e deixa o processo mais leve para o inquilino.

Além do fiador, uma alternativa para garantir o pagamento é o depósito ou cheque caução, que consiste em um depósito em dinheiro referente ao valor do aluguel do imóvel de 3 meses ou mais. Essa opção, no entanto, exige que o inquilino se desfaça de uma grande quantidade de dinheiro, que pode até fazer falta futuramente. A recuperação do dinheiro acontece apenas após deixar o imóvel.

A garantia do recebimento de aluguéis atrasados é certa

O seguro fiança é pago mensalmente e é uma garantia que protege tanto o locador, já que em caso de inadimplência vai cobrir os custos do aluguel, quanto a imobiliária e o proprietário do imóvel, que recebem o valor sem ter prejuízos.

É possível adicionar outras coberturas à sua apólice de seguro fiador

O inquilino pode, além de ter o serviço do seguro fiador, adicionar outras coberturas à apólice e deixá-la ainda mais completa. Algumas opções são pagamento das taxas de IPTU e condomínio atrasadas, multas por eventuais interrupções de contratos, danos ao imóvel, pintura, reparos, pequenas reformas e assistências ao imóvel, como encanador, chaveiro, eletricistas e outros serviços gerais, até 24h, se necessário.

Quanto maior for a opção de cobertura do seu seguro, mais protegido contra eventualidades você está. Portanto, a dica é se informar sobre todas as opções que a seguradora oferece e escolher quais coberturas da apólice são as melhores para o seu caso.

A aprovação é mais rápida

Depois de escolher o seguro fiador, é preciso que o inquilino envie o mais rápido possível os documentos e outras informações solicitadas pela corretora. Após a fase da análise de crédito, normalmente o prazo costuma ser de até 48 horas para aprovação, caso todos os documentos estejam corretos. Assim, o processo fica muito mais ágil e traz mais rapidez na hora de negociar e assinar o contrato.

O seguro fiador é uma opção ótima para quem deseja ter mais autonomia na hora de alugar um imóvel, evitar constrangimentos procurando fiador e ainda escolher os seguros que deseja para fazer uma apólice personalizada.

A Francisco Imóveis oferece a opção de alugar com seguro fiador, trazendo condições facilitadas para os clientes. Entre em contato conosco e confira!

Escreva um comentário