Responda rápido: de zero a dez, o quão bom pagador você é? Talvez você não saiba, mas bancos, lojas e agentes financeiros sabem responder a essa pergunta de forma imediata, graças ao score de crédito.

Trata-se de uma pontuação que classifica as pessoas entre bons e maus pagadores. Ela ajuda as empresas de crédito a entenderem o quão arriscado é emprestar dinheiro para um indivíduo.

Como você já deve imaginar, quanto mais alto for o risco de inadimplência, mais elevado é o valor do empréstimo — se ele for aprovado, é claro. Por isso, se você quer ter o seu pedido de financiamento imobiliário aprovado, é necessário entender o conceito de score de crédito e trabalhar para elevar a sua pontuação!

O que é score de crédito?

Como vimos, trata-se de uma pontuação que agentes financeiros dão às pessoas, com base no histórico de pagamentos desses indivíduos. Existem muitas bases de score de crédito. Uma das mais famosas pertence à Serasa. Neste artigo, nós vamos usar essa base como exemplo, ok?

No caso da Serasa, a pontuação de score de crédito vai de zero a mil. Se a sua pontuação for de zero a 301 pontos, ela é considerada ruim. Nesse caso, as chances de você ter o seu pedido de financiamento imobiliário aprovado são baixas.

No entanto, se a sua pontuação variar de 301 a 700 pontos, ela será classificada como “regular”, elevando as suas chances de obter crédito com uma taxa de juros mais amigável.

Contudo, se a sua pontuação for de 700 a mil pontos, ela será classificada como “excelente”. Isso significa que os agentes financeiros acreditam que as chances de você se tornar inadimplente são pequenas — aumentando muito as possibilidades de você ter o seu pedido de empréstimo aprovado, com taxas ainda menores.

Como aumentar o meu score de crédito?

Você pode consultar o seu score de crédito no site da Serasa. Ainda que existam outras bases de dados, a pontuação nesse site ajudará você a entender como está a sua classificação no geral.

O principal ponto que você precisa entender é que o score de crédito é baseado na forma como você lida com os seus pagamentos financeiros — todos eles.

Portanto, pagar as contas em dia, evitar o pagamento do valor mínimo do cartão de crédito, organizar a sua vida financeira e quitar débitos em atraso são atitudes que ajudam a aumentar a sua pontuação de score de crédito, além de evitar que você se endivide.

Se você já estiver endividado, busque uma negociação com os credores, evitando que seu nome seja negativado. Pessoas com o nome negativado dificilmente têm acesso ao crédito imobiliário.

O score de crédito é permanente?

Não. Essa pontuação é atualizada constantemente, conforme você usa serviços e paga as suas contas do dia a dia. Por isso, se você tem uma pontuação baixa, saiba que é possível aumentá-la em alguns meses, desde que esteja com a sua vida financeira organizada.

O primeiro passo para isso é saber o quanto você tem de receitas e o quanto gasta. Depois, corte os gastos considerados supérfluos para poupar dinheiro. Isso o ajudará a ficar mais perto de realizar o sonho da casa própria!

Agora que você entendeu mais sobre o que é o score de crédito, consulte o seu saldo e comece a mudar seus hábitos para elevar a sua pontuação, pois esse é um passo muito importante na hora de buscar financiamento imobiliário.

Se você gostou deste artigo, compartilhe o conteúdo com seus amigos e os ajude a entender mais sobre esse assunto!

Escreva um comentário