Você já tem sua casa própria, mas ainda não tirou um tempo para investir em um bom ambiente destinado ao estudo? Então está na hora de começar a pensar nisso. Afinal, contar com um local adequado — organizado, limpo e confortável — é fundamental para aumentar a concentração e a produtividade. Mas como estruturar um espaço apropriado para se estudar no quarto?

Se essa é a sua dúvida, fique tranquilo! Neste artigo você vai conferir cinco dicas para montar um ambiente ideal, de modo a focar nos estudos e a absorver melhor os conteúdos. Confira!

1. Busque uma boa iluminação

Uma das dicas mais importantes é dispor de uma iluminação de qualidade. A falta de luz em um ambiente pode provocar problemas relacionados à visão e afetar seu desempenho.

A luz precisa trazer conforto para os olhos, mas também deve contribuir de forma que o ambiente fique mais aconchegante e convidativo para o estudo, por meio dos pontos de incidência que valorizam o local.

Você pode trabalhar tanto com a luz natural — desde que a janela seja um pouco afastada, para não gerar desconcentração — quanto com luzes artificiais de cores brancas, para garantir um bom aproveitamento do espaço e uma boa leitura.

2. Invista no conforto físico

O conforto físico não pode ser deixado de lado. Uma boa cadeira, mesa e equipamentos de estudo apropriados fazem toda a diferença no sentido de evitar que estudar no quarto se torne cansativo e prejudicial à sua saúde. 

Assim, procure uma cadeira confortável e ergométrica, que permita uma postura adequada, de preferência com apoio nos braços e regulagem de altura. Se possível, escolha uma escrivaninha larga, para que você tenha um maior espaço disponível. Providenciar um apoio para os pés também é uma boa pedida.

3. Use e abuse dos elementos de organização

Mesmo que o quarto não seja grande, é possível utilizar elementos para transformá-lo em um ambiente ideal para o estudo. Uma ótima maneira de manter a organização e evitar distrações é usar prateleiras, gavetas e painéis. Com esses dois primeiros elementos você consegue armazenar seus livros e papéis, sem a necessidade de pensar em outros recursos, como uma reforma.

Já com os painéis, você tem mais organização em relação às suas tarefas e consegue montar um cronograma facilmente. Assim você não vai se esquecer de datas e compromissos importantes.

4. Mantenha o espaço limpo

Além de introduzir a organização como hábito diário para realizar um estudo de qualidade, manter o espaço limpo é imprescindível para aumentar a sua concentração, evitando que se perca o foco.

Por isso, crie o hábito de limpar os livros e revistas pelo menos duas vezes por semana, para impedir o acúmulo de poeira. Utilizar aromatizantes também auxilia a produtividade e estimula a criatividade, pois gera um ambiente mais aconchegante.

5. Opte por cores claras

Por último, mas não menos importante, ao estudar no quarto é fundamental usar cores claras no ambiente, já que transmitem a sensação de limpeza, aconchego e tranquilidade. 

No entanto, é indicado fazer uso de cores diversas na hora da atividade, utilizando alguns post-its e marca-textos que chamem a atenção, para auxiliar na memorização de informações importantes. Só tome cuidado com exageros, certo? Um cômodo muito colorido pode incomodar os olhos e prejudicar os estudos.

Viu como não é difícil criar um ambiente confortável e agradável para estudar no quarto? Com alguns cuidados, você consegue montar um espaço bem organizado, limpo, iluminado e livre de distrações para potencializar o foco e a concentração.

E aí, gostou do nosso post? Conhece amigos que estão precisando de dicas como estas? Então compartilhe este post nas suas redes sociais para que eles também fiquem por dentro do assunto!

Escreva um comentário