Conseguir a casa própria é um sonho para muitas pessoas. Porém, quando você decide que está pronto para comprá-la, é apenas o começo. Afinal, ainda que você tenha bastante dinheiro guardado para isso, não é um investimento pequeno e deve ser feito com todo o cuidado necessário. Um imóvel não é algo que se compra por impulso!

“Quero comprar uma casa”: pensando nisso, resolvemos trazer aqui algumas dicas práticas que você pode seguir para encontrar o imóvel ideal para você e para sua família. Confira!

Liste as qualidades que você busca no imóvel

Antes de começar a pesquisar, estabeleça alguns pontos que você pode usar para guiar a sua escolha. Precisa de quantos quartos? Quantos metros quadrados? Seria melhor com uma varanda? E a localização? Coloque tudo em uma lista, marque os pontos dos quais você não deve abrir mão e elenque aqueles que você pode sacrificar. Isso facilita bastante a sua escolha.

Avalie se é melhor ter um imóvel novo ou usado

Assim como um carro, você pode comprar uma casa já construída e usada ou buscar uma nova, talvez ainda na planta. Imóveis novos costumam ser mais caros, mas possuem maior garantia de qualidade, enquanto usados podem ter defeitos. Mas isso reduz seu custo de investimento. Mais uma vez, tudo isso dependerá das suas prioridades e da sua disposição para corrigir os defeitos.

Considere as opções de compra

Existem dois métodos comuns para comprar um imóvel: o financiamento e o consórcio. O primeiro é bem simples: uma instituição financeira custeia a sua compra, permitindo que você parcele o valor, mas adicionando os juros correspondentes ao prazo e ao risco.

O consórcio, por outro lado, é quando um grupo de pessoas junta-se para que todos possam adquirir casas. Todos pagam suas respectivas parcelas, as quais são recebidas por uma instituição financeira. Ela, então, sorteia um dos membros para receber o imóvel, o qual é pago à vista. Você ainda deve pagar todas as parcelas, mas o custo total é menor, já que o risco de perda é reduzido.

Visite o imóvel

Um erro grave de quem quer comprar uma casa é assinar o contrato sem ir até o local. Só assim você poderá apontar diretamente os defeitos, conferir se é mesmo o espaço que você deseja e, talvez, usar as características encontradas para negociar um preço melhor.

Faça um planejamento financeiro

Depois de definir o imóvel que você realmente quer e o método de financiamento, o próximo passo é planejar-se para arcar com a compra. Isso inclui calcular o impacto das parcelas em seu orçamento e ver se é o melhor momento para se comprometer.

Olhe toda a documentação

Claro, não se esqueça de que, para quem quer comprar uma casa, o mais importante é que ela tenha a documentação em dia. Além de ver se o imóvel está em ordem, lembre-se de exigir todos os contratos e comprovantes aos quais tem direito. Eles serão muito úteis, caso ocorra algum imprevisto ou irregularidade.

Com essas dicas, você já pode dizer “quero comprar uma casa” sem medo. Basta dedicar um pouco do seu tempo e preparar-se para isso — e, claro, encontrar a ajuda certa no processo.

Se você está em busca desse auxílio, entre em contato com a Francisco Imóveis e veja como podemos ajudar.

Escreva um comentário