A Princesinha do Oeste, assim é conhecida essa linda cidade mineira localizada a 110 km de Belo Horizonte. Apesar de não ser considerado um município somente turístico, o que não faltam são opções de lazer em Divinópolis.

Listamos, a seguir, seus principais pontos turísticos. Dessa maneira, você conhecerá todas as opções de diversão e cultura para que possa curtir com sua família tudo o que essa agradável cidade tem a oferecer. Acompanhe a leitura!

Conheça um pouco de sua história

Divinópolis está localizada na região centro-oeste de Minas Gerais. Foi fundada em 1767, mas somente em 1912 passou a ser reconhecida como uma cidade. Tem em torno de 234 mil de habitantes.

A construção da linha de trem trouxe o desenvolvimento à cidade. Atualmente, é um importante centro financeiro e comercial. Além disso, é um município reconhecido pela qualidade do ensino, tanto o regular quanto o de graduação superior.

Saiba quais são as opções de lazer em Divinópolis

Existem diversos lugares interessantes para aproveitar e se divertir na cidade. Listamos alguns deles, a seguir.

Museu Histórico de Divinópolis

Quem gosta de curtir um pouco de história, não pode deixar de visitar o Museu, que está localizado no Largo da Matriz, que atualmente é a Praça Dom Cristiano. O imóvel, que é um casarão, foi construído com o propósito de ser a casa do Capitão João Domingos Francisco Gontijo.

O local já foi utilizado de diversas maneiras antes de se transformar em Museu. Atualmente, é usado com a finalidade de fazer exposições sobre a história do município.

Maria Fumaça

Ainda para quem gosta de um roteiro histórico, temos a Maria Fumaça, uma locomotiva a vapor do início do século. Ela está localizada no bairro da Esplanada e foi construída na década de 40. Essa foi a terceira locomotiva construída no município. Ela transportava passageiros e cargas e esteve ativa até o início da década de 70.

Restaurantes

Os amantes da boa gastronomia não podem deixar de apreciar uma boa comida mineira. A cidade conta com diversas opções de restaurantes que servem os mais variados cardápios, como massas, escondidinhos de carne seca, pastéis, entre outros.

Teatro Municipal Usina Gravatá

O local era uma importante indústria que foi construída em 1932 com a finalidade de produzir álcool a partir da mandioca. A usina fechou depois do fim da Segunda Guerra Mundial e ficou abandonada por um longo período.

Na década de 80, a prefeitura comprou o espaço, mas somente em 2007 tornou-se um teatro. Portanto, esse é o local ideal para quem curte passeios culturais.

Igrejas

As igrejas também são ótimas opções para quem gosta de turismo religioso. A Diocese de Divinópolis é formada por 54 igrejas em várias cidades da região, sendo 15 delas no município.

Catedral do Divino Espírito Santo

Essa igreja está localizada no centro da cidade e é aberta ao público. A catedral tem lindas pinturas sacras nas paredes, tetos e vitrais. O Museu Sacro Religioso também faz parte dessa catedral.

Santuário Nossa Senhora Aparecida

Esse é outro local religioso que merece uma visita. O lugar oferece uma missa a mais de 8.000 pessoas todas às quartas-feiras.

Enfim, as opções de lazer em Divinópolis são bem variadas e com muitas alternativas de diversão e cultura. Além disso, o povo da cidade é muito hospitaleiro e acolhedor. Passear em Divinópolis pode proporcionar a você, além de uma excelente opção de turismo, a oportunidade de conhecer um novo lugar para viver.

Agora que você já conhece os principais pontos turísticos do município, que tal saber um pouco mais sobre por que essa é uma excelente cidade para morar?

Escreva um comentário