Encontrar o imóvel ideal é uma tarefa bem trabalhosa, pois envolve muitas visitas e negociações até que seja possível entrar em um acordo. Antes de fazer a proposta de compra de imóvel, é preciso atentar a uma série de elementos essenciais para evitar problemas futuros.

Negligenciar essas etapas pode trazer muitos prejuízos, inclusive com a documentação ou conservação do imóvel, entre outros. A seguir, mostramos como funciona o processo de compra, bem como o que é preciso avaliar antes de tomar a decisão final. Acompanhe a leitura!

Saiba como funciona a proposta de compra de imóvel

Antes da aquisição propriamente dita, é feito um documento entre o comprador e vendedor para firmar a intenção de compra. Também são estabelecidos os termos para essa negociação, como: o período de financiamento, o valor acordado e o tempo para desocupação da residência, entre outras considerações.

Ao fazer a proposta, é comum que haja alguma divergência e o comprador apresente uma contraproposta. Nesse caso, o documento deve ser atualizado e qualquer nova negociação precisa ficar registrada.

Após a assinatura da proposta, começa o processo de finalização da compra. Se o pagamento não for à vista, será feito o financiamento imobiliário, no qual são entregues todas as documentações necessárias à instituição bancária para a conclusão do negócio.

Confira como fazer uma avaliação do imóvel

É muito importante para uma boa negociação entender quais são os direitos e deveres de cada um dos envolvidos durante o processo. Por isso, separamos algumas dicas fundamentais para garantir uma compra com tranquilidade e segurança.

A avaliação é essencial para evitar prejuízos, como pagar um valor maior do que a propriedade realmente vale. Diversos fatores são analisados nesse momento, como o estado de conservação da residência, a localização e o preço de imóveis semelhantes na região, entre outras observações importantes para garantir um preço justo.

Atente a toda a documentação

Mais uma questão importante é conferir a documentação. Para tanto, é preciso analisar como está o registro da propriedade junto ao Cartório de Registro de Imóveis. Além disso, deve-se observar se o imóvel está no nome do vendedor, pois há o risco de golpes pela venda de residências de terceiros ou que estejam em disputa familiar por herança, por exemplo.

Analise as cláusulas do contrato

É essencial observar as cláusulas do contrato, bem como se todas as informações necessárias estão presentes no documento, entre elas:

  • dados pessoais completos do vendedor e do comprador;
  • informações completas sobre o imóvel;
  • valores acordados e forma de pagamento;
  • dados da imobiliária e do corretor de imóvel;
  • qualquer tipo de negociação (como prazo para desocupação do imóvel);
  • data e assinatura dos envolvidos.

Conte com uma consultoria especializada

O processo de compra de um imóvel envolve uma série de riscos para o comprador, pois qualquer falha em alguma das fases descritas pode fazer com que a conclusão do negócio seja mais demorada ou até cause algum prejuízo financeiro. Portanto, é muito arriscado negociar diretamente com o proprietário.

Em razão disso, conte com uma consultoria especializa, que tenha profissionais com amplo conhecimento no mercado imobiliário e sejam capazes de identificar qualquer tipo de negociação que ofereça riscos ao comprador. Com o auxílio profissional, o processo de compra tende a ser muito mais rápido, tranquilo e seguro em todas as suas fases.

Para fazer uma proposta de compra de imóvel com segurança, é preciso ficar atento a uma série de fatores que possam colocar em risco toda a negociação, além do prejuízo e do transtorno causados. Por isso, é essencial contar com a ajuda de uma empresa especializada, que conduzirá todo o processo com segurança e rapidez.

Gostou do nosso conteúdo sobre os cuidados necessários na hora de comprar um imóvel? Então, siga-nos no FacebookInstagram e YouTube para acompanhar nossas publicações!

Escreva um comentário