Considerada a capital da região Centro-Oeste do estado de Minas Gerais, Divinópolis é conhecida por reter um centro financeiro e comercial muito forte. É considerada uma ótima cidade para morar, seja para estudar, seja para trabalhar.

Mas não é só isso. Seu turismo também é muito conhecido, principalmente o Centro Histórico, com museus e lugares incríveis que merecem ser visitados. A cultura de Divinópolis também tem um espaço no cenário da cidade. Os divinopolitanos valorizam muito a música da região, bem como tudo que envolve a cultura.

Deseja saber mais sobre os pontos turísticos de Divinópolis? Então continue a leitura, pois preparamos um conteúdo que vai despertar a sua vontade de conhecer todos estes lugares. Confira!

Cruz de todos os povos

A cruz de todos os povos é o mais novo ponto turístico de Divinópolis. Construída no Morro da Gurita, ainda não está finalizada, pois devido a sua altura, o construção é feita por etapas, atualmente a estrutura já conta com 30 metros, e terá ao todo 74 metros.

Apesar de ainda estar em obras, o local já está aberto para visitação, e a cruz iluminada é considerada a maior do Brasil. Do alto do morro é possível ter uma vista deslumbrante da região, além de ser privilegiado com o melhor ângulo para ver o pôr do sol.

Mercado Municipal

Localizado no centro de Divinópolis, o Mercado Municipal, também conhecido como Mercado Central, é outro ponto turístico que merece ser visitado. O prédio onde se encontra o mercado é histórico, com um pouco mais de 60 anos. É um lugar perfeito que alia a cultura regional com a história do local.

No mercado, é possível encontrar uma infinidade de lojas e boxes, além de restaurantes — tudo para servir muito bem quem visita o local. Em épocas festivas, você pode apreciar a boa música ao vivo. Apesar de não estar conservado como deveria, ainda vale o passeio e aproveitar o espaço.

Museu Histórico de Divinópolis

Também localizado na região central da cidade, na praça Dom Cristiano, o casarão onde está localizado o Museu Histórico é considerado o mais antigo, de 1830. O local já serviu de residência para os padres, foi escola e também posto de saúde, além de ter sido a primeira sala de cinema da cidade.

Atualmente, recebeu uma pintura para restaurar as cores originais e foi tombado como patrimônio histórico. No interior do museu, encontra-se, no acervo, objetos que contam a história da cidade. É outro lugar que vale muito a pena ser conhecido.

Ponte de ferro do Rio Itapecerica

Localizada no Bairro Niterói, a ponte de ferro é considerar um monumento muito importante e que tem ligação com o Rio Itapecerica. É uma construção que marca o desenvolvimento de Divinópolis e representa o início da ferrovia Centro Atlântica.

A ponte de ferro foi inaugurada em 1911 e pode ser considerada como o marco da chegada da revolução industrial na cidade, que antes recebia o nome de Arraial do Divino Espírito Santo. Foi por ela que passou, pela primeira vez, o trem que ligava a capital ao Centro-Oeste de Minas Gerais e o Triângulo Mineiro.

As regiões onde se localizam esses pontos turísticos são bem-democráticas, pois, se você deseja estar perto do movimento da cidade, pode ficar na região central, se prefere ficar mais perto da represa e ter mais sossego, vale a pena hospedar-se próximo ao lago das Roseiras.

Além desses pontos turísticos em Divinópolis, a cidade tem muitos outros lugares para conhecer, desde centros comerciais até atividades ligadas à natureza. É um ótimo lugar para se viver.

E aí, gostou de saber sobre os pontos turísticos de Divinópolis? Então conheça os 8 bairros para morar na na Princesinha do Oeste!

Escreva um comentário