Quem tem o sonho de ter casa própria precisa ter um bom planejamento financeiro para conseguir alcançá-lo. Afinal, estamos falando de uma compra importante — que pode comprometer o orçamento por vários anos e, se feita da forma errada, causar um grande prejuízo.

Para conseguir alcançar o objetivo de forma inteligente e tranquila, é preciso organizar a vida financeira e criar metas de curto, médio e longo prazos. Neste conteúdo, vamos ajudar você a se preparar economicamente para investir no mercado imobiliário. Confira nossas dicas!

Estabeleça um padrão de vida e saiba aonde quer chegar

Você já sabe em que bairro pretende morar ou qual o tipo de imóvel que deseja comprar? É muito mais fácil alcançar metas, quando se sabe aonde e por que quer chegar — e isso não é diferente quando o assunto é planejamento financeiro.

Pesquise sobre os valores de casas ou apartamentos do bairro em que pretende morar. Se a ideia é comprar para morar, também busque entender o custo de vida da região. Estabelecer o padrão de vida que deseja é fundamental para ter uma ideia do valor que precisa economizar para conseguir viver como o planejado, sem criar dívidas.

Corte gastos, junte dinheiro e invista

Organize as receitas e despesas que tem hoje para analisar para onde está indo o seu dinheiro. Existem vários aplicativos e programas que ajudam pessoas que querem realizar esse controle, mas você também pode optar por anotar em uma agenda ou planilha simples.

O importante é compreender sua atual situação financeira para pagar as dívidas, criar metas realistas, entender quais gastos é possível reduzir ou eliminar. Programe-se para poupar uma quantidade de dinheiro por semana ou mês.

Caso os cortes de despesas não sejam o bastante, tente fazer uma renda extra para conseguir guardar o valor determinado. O dinheiro poupado pode ser aplicado em investimentos de baixo risco, como no Tesouro Direto.

Pesquise as condições de pagamento

Existem várias formas de comprar um imóvel e é preciso avaliar as opções de pagamento para encontrar a mais adequada para sua realidade. Confira as vantagens e desvantagens do financiamento imobiliário e também verifique se é viável comprar a propriedade à vista.

Para financiar um imóvel, por exemplo, é necessário verificar quais são as exigências, o percentual máximo de financiamento e as taxas de juros das instituições financeiras para entender qual é a melhor alternativa.

Faça pesquisas na internet e também busque ajuda e tire dúvidas com profissionais da área. É possível comprar um imóvel mesmo com pouco dinheiro guardado, mas, para isso, é preciso escolher bem o tipo de imóvel e a condição de pagamento mais vantajosa.

Defina metas alcançáveis e foque no seu objetivo principal para conseguir a disposição necessária para economizar. Afinal, o planejamento financeiro não é só organizar a vida financeira — ele precisa ser colocado em prática todos os dias.

Para continuar bem-informado sobre o mercado imobiliário e nossas novidades, siga a Francisco Imóveis na redes sociais: estamos no Facebook, Instagram e YouTube.

Escreva um comentário