Reformar um imóvel não precisa ser sinônimo de dor de cabeça. Para isso, o proprietário deve entender como planejar uma reforma. Afinal, esse processo tem de ser bem estruturado antes de colocado em prática.

Para ajudá-lo a se planejar, escrevemos este post, com os passos que você precisará seguir para conseguir realizar essa tarefa com êxito. Curioso? Então, leia até o final!

Defina o seu objetivo

O que exatamente será reformado? Ao responder essa pergunta o proprietário já conseguirá definir outros aspectos da obra. Iniciar esse projeto sem saber o que deverá ser entregue, fará com que as prioridades sejam esquecidas, em detrimento de questões que não eram tão importantes.

Por exemplo: o morador sabe que deve mudar o encanamento da cozinha, mas ao começar a quebrar a parede, ele decide trocar todas as cerâmicas que revestem o local. Algo que não estava previsto e que não era importante. Nesse caso, é provável que orçamento estoure e, falando em orçamento

Estabeleça o valor do orçamento

Esse é o segundo passo que você deverá tomar. Para realizá-lo, você precisará fazer uma pesquisa de custos. Visite lojas de materiais de construção, faça simulações de compras e veja os valores cobrados pelos profissionais da área.

Nessa etapa do projeto, avalie o impacto de um parcelamento em seu orçamento e verifique a necessidade de realizar um empréstimo. Uma dica importante é não se esquecer do que é prioridade na reforma, como já mencionado.

Pesquise os profissionais

Após estabelecer o orçamento, é hora de verificar quem serão os profissionais que realizarão a obra. Converse com amigos para buscar recomendações e pergunte aos profissionais recomendados se eles podem mencionar algumas referências recentes de projetos que concluíram.

Crie um cronograma

Coloque no papel a data ideal para que a obra esteja concluída, os prazos para a entrega dos materiais que serão usados e as datas que foram combinadas com os profissionais.

Além disso, crie um segundo cronograma, desta vez relacionado aos custos da obra. Nele, você colocará as datas dos pagamentos que terá que realizar. Dessa forma, evitará atrasos no andamento do projeto.

Como planejar uma reforma é uma tarefa grande, o ideal é ter tudo anotado.

Verifique a melhor época para começar a reforma

Condições climáticas podem interferir no andamento da obra. Em algumas regiões do país, o verão apresenta fortes chuvas e vendavais. Tais empecilhos podem atrasar a reforma de um telhado, por exemplo.

Já que fazer uma reforma é um ato planejado, verifique a melhor época do ano para começar o seu projeto. Além disso, as condições climáticas podem exigir um local adequado para guardar os materiais de construção.

Avalie a necessidade de se mudar

Algumas reformas podem dificultar a moradia, por isso, nosso último passo é a avaliação da necessidade de alugar uma casa para aguardar a conclusão da obra.

Essa escolha impactará o orçamento, mas pode livrar os moradores de problemas respiratórios, relacionados à poeira, e do estresse de conviver com a bagunça gerada pela reforma.

Como vimos, planejar uma reforma com antecedência é muito importante para evitar prejuízos e problemas emocionais no decorrer do projeto.

Gostou do post? Agora que você aprendeu a como planejar uma reforma, ajude seus amigos, compartilhando esse passo a passo nas suas redes sociais!

Escreva um comentário