Divinópolis (MG) foi fundada em 1767, mas somente em 1912 ganhou este nome. Antes, pertenceu às comarcas de Sabará, Vila São José do Rio das Mortes, Pitangui e Itapecerica. Conquistou seu aeroporto já em 1947, e a FAFID (hoje UEMG) em 1955. Em 2012, celebrou seu primeiro centenário.

Localizada no Oeste de Minas, a cerca de 120 km da capital Belo Horizonte, a cidade é banhada pelos rios Pará e Itapecerica. Tem invernos secos e verões chuvosos, como todo o cerrado mineiro. Em 2018, contava com mais de 235 mil habitantes, segundo o Censo do IBGE — o que faz dela o 12º município mais populoso do Estado.

Hoje, é considerada a 35ª melhor cidade do Brasil, apresentando uma ótima qualidade de vida e acolhimento entre moradores, ou seja, não é à toa que muitas pessoas se mudam para lá. No entanto, ainda existem dúvidas sobre os bairros bons para morar em Divinópolis.

Neste post, apresentaremos oito bairros excelentes que você deve considerar quando for escolher seu novo lar na cidade. Continue lendo para saber mais!

1. Santa Clara

Se o que você busca é lazer e diversão, Santa Clara é o lugar ideal. Muito próximo ao bairro Bom Pastor, tem um shopping center com variedades gastronômicas, indo de fast-food a comidas caseiras, bem como boas lojas para compras.

Além disso, ao seu redor, estão amplas salas de cinemas, pistas de boliche e espaço kids. O bairro também proporciona bastante interação entre a comunidade em função do SESI Divinópolis (Clube Coronel Jovelino Rabelo), pois, por lá, se encontram diversos cursos e programas culturais e esportivos que você pode — e deve! — explorar.

2. Liberdade

O Liberdade é conhecido por ser um bairro nobre, com construções belíssimas junto a vias movimentadas e bem pavimentadas. Ainda tem uma excelente infraestrutura e design arquitetônico.

Caso o seu desejo seja conquistar uma casa própria, é importante ter em mente que esse bairro apresenta boas oportunidades, pois, tem mais residências. Contudo, existe sempre a possibilidade de ir para algum apartamento em pequenos edifícios com poucos andares.

3. Centro

É preciso considerar a praticidade no dia a dia, certo? Ainda mais devido às rotinas corridas que as pessoas têm atualmente. Com isso em mente, o Centro da cidade é a escolha perfeita.

Por lá, estão dispostos diversos serviços — como restaurantes, lojas, um amplo comércio e supermercados. Por isso, a interação entre os moradores aumenta, viabilizando a criação de vínculos e o fortalecimento de amizades.

Além disso, morando no Centro, você tem a facilidade de ir para lugares com rapidez, o que resulta em um ganho enorme de tempo, podendo ser usado para o lazer. Isso com certeza proporciona maior bem-estar, tanto físico quanto mental ou profissional.

No entanto, em comparação com os outros bairros bons para morar em Divinópolis, o Centro apresenta um aluguel mais caro, ficando em torno de R$ 1.300,00. Já nos bairros próximos, a média é de R$ 800,00.

4. Sidil

Sidil é um bairro tranquilo e aconchegante, próximo a muitos estabelecimentos, por isso, completo. Da mesma forma que o Santa Clara, ele apresenta diversas opções gastronômicas para todos os paladares, garantindo uma boa escolha.

Além disso, Sidil é reconhecido por ser detentor de escolas excelentes, que têm boas notas no Enem e estão entre as melhores de Minas Gerais. Sendo assim, se o seu objetivo é morar perto de instituições de ensino, esse bairro é a alternativa ideal.

O nome Sidil vem da construtora que fez o loteamento original do bairro. Ele está localizado na região dos bairros Jardim Capitão Silva, Vila Belo Horizonte e Jardim Nova América.

5. Santo Antônio

Localizado próximo ao Centro, o Santo Antônio é um bairro de ruas movimentadas. Oferece muita praticidade para quem quer evitar deslocamentos para as compras e serviços do dia a dia. Em alguns aspectos, se parece com o bairro homônimo de Belo Horizonte, que é tradicional e marcado por ladeiras íngremes.

O bairro é servido por lojas de roupas, padarias, além de uma unidade dos Hipermercados ABC. A Rua Sergipe e arredores incluem grande número de comércios relacionados a automóveis, como acessórios para carros, locadoras de veículos etc. Para quem gosta de sair à noite, o Santo Antônio oferece bares e cervejarias.

Além disso, para quem não quer descuidar da saúde e boa forma, o bairro inclui várias academias de ginástica nas ruas Paraíba e São Paulo.

6. Região do Bom Pastor

O Bom Pastor é um dos bairros mais valorizados de Divinópolis. Abriga muitos restaurantes, pizzarias, lanchonetes e até estúdios de tatuagem, atraindo jovens e tendo aquele burburinho da cidade. É onde está localizado o Terminal Rodoviário municipal, para grande conveniência de quem vai viajar de ônibus para Belo Horizonte e outras localidades.

Todavia, nem só de agito vive o Bom Pastor. Na Rua Pratápolis está o SESI Divinópolis — Clube Coronel Jovelino Rabelo. A unidade oferece cursos de ensino regular, além da programação de esportes e eventos culturais.

O Bom Pastor inclui a Praça Nelson Pelegrino, com equipamentos de lazer e bastante espaço para brincar. Muitas igrejas de diferentes denominações também ficam no bairro.

7. Planalto

O Planalto é outro bairro misto de Divinópolis, com padarias, lanchonetes, sorveterias, farmácias e supermercado. É uma região com mais “cara” de cidade do interior: os poucos prédios são baixos e as ruas são calçadas, mas não asfaltadas.

No entanto, não se deixe enganar pela aparente simplicidade do bairro. Existem, na região, apartamentos amplos, com prédios com piscina e churrasqueira — e a preços bem convidativos.

8. Vila Cruzeiro

Um dos bairros mais centrais e valorizados da cidade. Tem escolas para todas as etapas da educação, da creche ao ensino médio. Também oferece clínicas, como o Centro de Saúde Afonso Pena e o Hospital Santa Lúcia.

O bairro é próximo da Praça Dom Cristiano e do Mercado Central. Também é bem abastecido de padarias, sorveterias e serviços, como lava-rápido, cartório e barbearia.

Escolher a região do seu próximo lar pode ser um desafio, mas considere o seu objetivo e as informações adquiridas neste artigo. Com certeza, lembrando-se das características dos bons bairros para morar em Divinópolis, você tomará a decisão correta!

E então, escolheu qual é o bairro mais adequado para você? Agora, é hora de saber como morar na cidade. Veja 4 motivos para alugar um apartamento em Divinópolis.