Obrigatoriamente, quando nascemos, precisamos ser registrados no cartório e recebemos a certidão de nascimento que comprova nossa existência como cidadão em uma sociedade.

A mesma coisa acontece com os imóveis. É necessário que haja em cartório seu registro de “nascimento”, que comprove sua existência e onde consta todo o histórico do imóvel.

Essa certidão é conhecida como matrícula do imóvel. Este documento é importante, pois é por meio dele que identificamos, numa compra e venda, se aquele é o verdadeiro proprietário do imóvel.

Neste post, explicaremos a diferença entre matrícula e registro, além da sua importância na negociação. Vamos prosseguir!

Matrícula do imóvel

Pode ser entendido como matrícula um documento que contém todas as informações do imóvel, desde o primeiro registro até as de antigos proprietários, localização exata, data da primeira matrícula e a descrição e o nome do atual proprietário.

Ela é feita no cartório de registro de imóveis, e o registro do imóvel passa a ter seu nome como novo proprietário. Para fazer esse registro, é necessário buscar a matrícula do imóvel, onde há todo o histórico. Ali, é possível saber se existe algum empecilho ou alguma irregularidade no imóvel.

Escritura do imóvel

A escritura, documento público oficial elaborado no cartório de notas, valida o acordo entre as partes. Depois da escritura pronta, é necessário fazer o registro na matrícula do imóvel em cartório.

Apenas o contrato de compra e venda, ou a escritura do imóvel, não é suficiente para provar que você é o dono do bem adquirido. Fique atento a isso!

Geralmente, é comum essa confusão, e é de suma importância saber exatamente a função de cada documento para não ter dor de cabeça após a negociação.

Documentos 

Se os documentos não estiverem atualizados, é possível que haja alguma irregularidade no imóvel ou terreno. Por isso, quando solicitar a matrícula, verifique se constam todas as averbações de alterações, ou seja, o histórico completo daquele imóvel.

Se o terreno ou o imóvel não estiverem regularizados perante a lei, é necessário tomar as medidas cabíveis, por meio de processo judicial, para que a propriedade seja de fato sua. Lembre-se: um imóvel sem matrícula é sinal de que há algo errado.

Contato com imobiliária

Buscar ajuda com uma imobiliária é muito relevante quando se trata da organização desses documentos. Ter o respaldo de pessoas que têm o conhecimento específico pode evitar muitos contratempos, que, às vezes, sozinhos não temos jogo de cintura para solucionar.

A Francisco imóveis está no mercado imobiliário há mais de 40 anos e tem funcionários capacitados para auxiliar desde o momento da procura do imóvel até a conclusão de compra. Você terá todo o apoio necessário em todas as etapas!

Ficou interessado e gostaria de saber mais sobre matrícula do imóvel e outros processos burocráticos que envolvem a compra e venda de um imóvel?

Entre em contato conosco. Estamos disponíveis para ajudar no que for preciso.

Escreva um comentário