Você notou alguma diferença no valor das últimas contas de energia? Com as medidas de distanciamento social, devido à pandemia da Covid-19, as pessoas estão ficando mais tempo em casa, o que aumenta a busca sobre como economizar na conta de luz.

Em meio às mudanças da rotina provocadas pela necessidade de diminuir o risco de contágio do novo coronavírus, o trabalho remoto e o home office passaram a ser as alternativas mais viáveis para muitos profissionais, além das aulas a distância para quem estuda em escolas ou universidades. Isso tudo aumentou o tempo que as famílias ficam em casa e, consequentemente, o valor da fatura de energia.

Prossiga na leitura deste post para descobrir as 4 principais dicas de como economizar na conta de luz da sua casa. Acompanhe conosco e faça uma ótima leitura!

É possível economizar na conta de luz?

Em um período em que há a necessidade de ficar mais tempo dentro de casa, muitos eletrônicos tendem a ficar ligados com mais constância: afinal, é possível reduzir os custos de energia mesmo nesse momento de isolamento social?

Pensando em ajudar você a entender que, sim, é possível diminuir as despesas, reunimos as 4 principais dicas para economizar na conta de luz. Confira a seguir.

1. Prefira a luz natural e utilize opções de lâmpadas mais econômicas

Que tal abrir as janelas, durante o dia, para aproveitar a luz e a ventilação natural em vez de acender as lâmpadas e ligar o ar-condicionado? Além de deixar o ambiente mais arejado, você ainda reduz os gastos com a energia.

No final de tarde e à noite, é realmente preciso utilizar a iluminação artificial, mas é recomendável utilizar opções mais inteligentes, como as lâmpadas LED e fluorescentes.

2. Opte por tons mais claros na decoração do seu lar

Por falar em iluminação natural, escolha itens e objetos com cores de tons mais amenos ao decorar a sua casa. Esses tons absorvem menos calor e ajudam a resfriar naturalmente o ambiente, deixando a temperatura da casa mais agradável.

3. Instale um temporizador no chuveiro

Quem nunca fez uma pequena apresentação musical enquanto tomava banho, que atire a primeira pedra. Às vezes, é normal demorar mais no banheiro, mas você pode escolher aparelhos com melhores níveis de eficiência energética, definir um horário fixo para tomar banho e instalar um temporizador no chuveiro elétrico para economizar.

4. Programe a rotina da sua semana antecipadamente

Ao trabalhar e estudar em casa, é importante planejar seus horários para otimizar o tempo e, ainda, economizar na conta de luz. Com uma consciência mais aprofundada sobre quais eletrônicos e eletrodomésticos você precisará e qual será o tempo necessário para realizar as suas tarefas diárias, você já ganha mais chances de reduzir os custos.

Para isso, algumas atitudes simples podem ser extremamente eficazes, como:

  • deixar o computador ligado apenas nos momentos de uso;
  • retirar o carregador de computadores e celulares sempre que a carga de bateria já estiver completa;
  • programar o timer da TV antes de dormir;
  • evitar deixar aparelhos em stand-by;
  • garantir que a manutenção dos equipamentos esteja em dia;
  • desligar luzes e eletrônicos ao sair de um ambiente.

Outra dica importante é fazer um monitoramento da evolução da fatura de energia, a fim de entender quais práticas podem ajudar mais você a economizar na conta de luz.

Compartilhe este conteúdo nas redes sociais para motivar outras pessoas que você conhece a reduzirem as despesas também!

Escreva um comentário