Investir em imóveis é uma tarefa que exige bastante atenção, pois o mesmo imóvel pode ser um ótimo investimento para uma pessoa, mas não ser recomendado para outra. Tudo depende da intenção da compra. Entender a motivação do investimento ajuda o comprador a decidir entre um imóvel novo ou usado, por exemplo.

Essas duas opções imobiliárias costumam dividir opiniões, afinal de contas, são muitos os fatores que devem ser analisados na hora de comprar uma casa ou apartamento (localização, arquitetura, valor etc.)

Para ajudá-lo a analisar os prós e contras de cada compra, preparamos este artigo. Leia até o final e faça a sua escolha!

Escolher um imóvel usado

Vantagens

O imóvel usado é ideal para quem tem pressa para se mudar. Nesse caso, o comprador terá acesso à propriedade assim que finalizados os trâmites burocráticos.

Outro ponto positivo é a variedade: o mercado de imóveis usados tem mais unidades a oferecer do que as disponibilizadas pelas construtoras, por exemplo. Essa concorrência ajuda os preços a caírem, principalmente quando comparamos o valor de um imóvel novo e usado.

Desvantagens

A principal desvantagem está nas manutenções e reformas que podem ser necessárias. Isso depende muito da idade da propriedade e da qualidade com que a obra foi feita. O problema é que muitas questões estruturais não estão aparentes.

Nesse caso, o comprador pode pedir para ver a planta da casa ou visitar o Cartório de Imóveis para consultar as informações disponíveis sobre a propriedade.

Outra desvantagem é o preço de revenda. Não dá para afirmar que as chances de obter uma boa margem de lucro na venda são baixas, mas os imóveis costumam atingir um teto de valor. Dessa forma, se você comprou uma casa por R$ 500 mil, é possível que tenha que vendê-la por um preço semelhante — a não ser que todo o bairro experimente uma valorização, por exemplo.

Escolher um imóvel novo

Vantagens

A principal vantagem está ligada às oportunidades de obter um financiamento ou empréstimo para realizar a compra. Os governos costumam incentivar a compra de imóveis novos. Isso ocorre como forma de fortalecer a construção civil, grande geradora de empregos.

Outra vantagem é a possibilidade de adquirir um imóvel com uma arquitetura moderna, adaptado às necessidades do nosso tempo. Imóveis antigos, por exemplo, apresentam poucas tomadas, pois antigamente existiam menos eletrodomésticos.

Para finalizar, o imóvel novo pode ser um bom investimento porque tem uma valorização superior ao do imóvel usado.

Desvantagens

A localização pode ser uma desvantagem dependendo da cidade em que se deseja investir. Como sabemos, as metrópoles estão oferecendo imóveis em bairros mais afastados do centro, pois são esses locais que ainda têm terrenos disponíveis.

Imóveis novos em bairros mais tradicionais costumam apresentar um preço elevado ou ter uma metragem menor do que os imóveis antigos vizinhos.

Um imóvel novo ou usado pode ser a compra ideal para você, desde que você saiba o quanto pode investir e o motivo do investimento. Ter consultado previamente as opções de financiamento também o ajuda a escolher entre essas duas alternativas.

Se você ainda tem dúvidas entre um imóvel novo ou usado, fazer uma visita a uma imobiliária vai ajudá-lo.

Gostou do nosso artigo? Então, leia agora um artigo especial que preparamos sobre como comprar a casa própria sem complicação.

Escreva um comentário