A compra de um imóvel é um passo que deve ser dado com muito cuidado e atenção, o que toma certo tempo. Além disso, várias vezes demoramos muito na busca de imóveis que atendam todas as nossas expectativas, encontrando dificuldades como falta de informações, preços desatualizados etc.

Saber como otimizar essas tarefas pode contribuir bastante para um resultado satisfatório. Então, para lhe ajudar nessa jornada, separamos algumas dicas e passos simples, para que você possa concluir o processo com rapidez e eficiência. Acompanhe a leitura para conferir!

Defina o que você quer do imóvel

O primeiro passo nessa escolha é decidir o que você está procurando, então, anote todas as suas preferências. Se está em dúvida entre uma casa ou um apartamento, pesquise e analise as características, vantagens e desvantagens de cada opção. Defina o tamanho do imóvel que você deseja e as funcionalidades que gostaria que ele tivesse, como quintal, número de vagas na garagem, quantidade de banheiros etc.

Pesquise e compare as opções

Depois de já ter uma ideia do que você está procurando, é hora de começar a busca entre as diversas opções. Para isso, você pode contar com a ajuda da internet — é preciso, no entanto, buscar uma plataforma de imóveis que ofereça praticidade e segurança. Ao fazer essa pesquisa, observe alguns itens importantes:

  • verifique a data do anúncio, já que anúncios antigos podem estar com preços e informações desatualizadas;
  • verifique se há todas as informações sobre o imóvel, como a metragem, número de vagas etc.

Depois de separar algumas opções, analise e compare cada uma delas. Também é importante compará-las com outros imóveis na mesma região, a fim de verificar se suas condições estão de acordo com a realidade do mercado.

Analise a localização

Analisar previamente a localização também ajuda a agilizar o processo, pois evita que você faça visitas a imóveis e, só depois, perceba que a região não é o que você esperava. Ao fazer essa pesquisa, verifique se a área é de predominância comercial ou residencial e confira se há facilidades na região, como padaria, supermercado, hospitais etc.

Uma boa ideia é acessar o Google Maps para conferir a localização. Você pode até utilizar o recurso Street View, para andar virtualmente pelas ruas. Faça também simulações de trajeto para verificar o tempo de deslocamento que você levará aos locais a que precisa se deslocar diariamente.

Faça uma visita no imóvel

Durante a visita, é importante conferir todas as condições do imóvel. Primeiramente, analise a estrutura e observe se não há rachaduras, infiltrações, manchas escuras no teto etc. Observe também a parte elétrica. Olhe a caixa de disjuntores e procure algum sinal de superaquecimento, como tomadas escurecidas. Confira a parte hidráulica, verifique se há registros espalhados pela casa e se funcionam bem.

As portas e janelas também devem ser observadas: verifique se não emperram ao abrir ou fechar. Confira ainda a incidência de sol no imóvel, quanto à sua posição em relação a ele e o período predominante, se manhã ou tarde.

Facilite a busca de imóveis com a ajuda da imobiliária

Contar com a ajuda da imobiliária pode agilizar bastante todo esse processo de busca. Afinal, além do auxílio à procura do imóvel com as características desejadas, você terá o apoio burocrático necessário à negociação.

Uma imobiliária fará a análise de toda a documentação, tratando da aproximação entre as partes interessadas. Também, será responsável pela elaboração de um documento de compromisso de compra e venda, que proporciona segurança a ambas as partes durante o processo de venda. Isso porque, muitas vezes, o pagamento é feito por meio de FGTS, que pode levar um tempo para ser concluído.

Enfim, a busca de imóveis pode ser uma tarefa bem trabalhosa. No entanto, é possível otimizar esse processo ao tomar os cuidados que vimos aqui, como uma boa pesquisa de mercado, a análise as condições do imóvel, localização etc. Além disso, é fundamental contar com o apoio profissional como o de uma imobiliária, para ter segurança e agilidade em todo esse processo.

Agora que você já sabe como otimizar a compra da sua casa, visite o site da Francisco Imóveis e veja o que podemos oferecer a você!

Escreva um comentário