Ao final de cada ano, os colaboradores das mais variadas empresas recebem o décimo terceiro salário como forma de compensação do ano trabalhado. Nesse período, o que gera muitas dúvidas às pessoas está relacionado com o fato de não entenderem muito bem as maneiras mais específicas para aplicá-lo, especialmente por ser uma época em que os gastos naturalmente são maiores.

No entanto, buscar por alternativas que vão proporcionar ganhos a longo prazo é algo que deve ser priorizado. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você entenda alguns pontos e saiba como aproveitá-lo de maneira mais efetiva. Boa leitura!

1. Quite as dívidas pendentes

Caso você tenha algumas pendências, o ideal é fazer uma análise das que têm prioridade e quitá-las o quanto antes. Iniciar o ano sem ter a responsabilidade de cumprir com responsabilidades financeiras como essas permitirá que você coloque em prática alguns planos que estão pendentes — a compra de uma casa própria, por exemplo.

Faça uma lista daquilo que é devido, entenda se o valor do décimo terceiro salário será suficiente e comece a programar essa quitação. Caso o débito seja mais alto, negocie com as pessoas e/ou empresas formas de parcelar a partir de seu valor inicial. Se possível, existe a chance, até mesmo, de conseguir algum desconto, justamente por oferecer uma quantia alta na primeira parcela.

2. Pense nos gastos do começo do ano

Início do ano sempre vem com alguns gastos, concorda? Por essa razão, também é indicado que deixe uma parcela de seu salário reservada para possíveis imprevistos e/ou taxas que são comuns durante esse período. Uma delas é a matrícula dos filhos na escola. Caso seu filho esteja prestes a se formar, vai chegar o momento de iniciar o planejamento de mudança, se a universidade for em outra cidade.

Todos esses pontos devem ser avaliados, até mesmo para que a programação seja mais efetiva, e o ano comece com um respiro maior.

3. Planeje um investimento

Quando se fala em investimento, muitas vezes, há o questionamento de que precisa ser uma quantia mais alta para que possa usufruir desses ganhos. No entanto, com o décimo terceiro salário, já existe a possibilidade de que esse dinheiro seja aplicado e gere resultados. A compra de um imóvel, por exemplo, pode ser negociada no início do ano seguinte.

Com essa quantia, o futuro comprador tem a possibilidade de incorporá-lo ao dinheiro da entrada ou, até mesmo, em uma parcela inicial do financiamento. Ter a comodidade de começar um novo ciclo em algo que é seu certamente vai permitir que 2020 seja ainda mais especial.

Preocupe-se, acima de tudo, com o planejamento. Estude aquele espaço que mais combina com o seu perfil e entenda se, de fato, está dentro das suas expectativas, uma vez que o investimento precisa ser viável.

Neste conteúdo, você pôde entender algumas maneiras de utilizar o décimo terceiro salário. Apesar de ser uma época em que os gastos tendem a ser maiores, faça um cronograma financeiro familiar e coloque no papel tudo o que pode ser gasto. Assim, o ano novo será apenas de diversão, sem preocupar-se com questões financeiras que tiram o sono de muita gente.

Deseja entender um pouco mais sobre o financiamento de imóvel? É só continuar no blog e conferir algumas de nossas dicas!

Escreva um comentário