Conquistar a casa própria é um grande sonho. Ter um lugar para chamar de seu, com suas características e personalidade, é fundamental para uma boa qualidade de vida. Entretanto, esse processo demanda muito planejamento e organização e, por isso, é importante conhecer dicas para sair do aluguel.

E é exatamente isso que separamos para você a seguir. Continue a leitura e comece agora mesmo a correr atrás do seu sonho!

1. Faça um planejamento

Para comprar a casa própria, é preciso planejar a curto, médio e longo prazo. Por exemplo, você já pensou em mudar-se em busca de um aluguel mais barato? É um planejamento que, a longo prazo, gera economia.

E quantos quartos a casa vai ter, considerando os planos futuros para a família? Na hora de escolher o bairro onde o imóvel dos seus sonhos está, pense na valorização da região e na distância até o seu trabalho.

2. Organize suas finanças

Uma das melhores dicas para sair do aluguel é registrar todos os seus gastos. Use um aplicativo ou um caderno mesmo! Manter um registro atualizado das suas despesas faz com que você veja onde está gastando e onde pode economizar.

É fundamental olhar para a casa própria como um objetivo — que, como qualquer outro, precisa de metas. Você pode se comprometer, por exemplo, a diminuir pela metade a quantidade de vezes que sai para jantar. Tente separar também uma porcentagem da renda mensal para gastos fixos, lazer e poupança.

3. Escolha a melhor forma de pagamento 

Você já se planejou e registrou todas as suas despesas. Agora, é hora de escolher como prefere fazer o pagamento. A partir daqui, todas as suas escolhas devem ser feitas levando isso em consideração.

As formas mais comuns são financiamento e consórcio. Para o financiamento, procure uma agência financiadora e dê uma entrada — o resto é pago em parcelas acrescidas de taxas. Vale a pena pesquisar sobre alguns programas do governo que podem ajudar neste momento, como o Minha Casa Minha Vida.

No consórcio, você paga uma mensalidade fixa, mas não precisa dar entrada e não há juros. Nesse, caso, você escolhe o valor (carta de crédito) que quer receber ao final do período escolhido ou após alguns meses.

4. Faça uma poupança

A melhor maneira de adquirir é poupando. Use seu registro e organização financeira para separar o dinheiro exato que entrará na poupança — isso garante mais segurança financeira e, consequentemente, mais confiança para comprar sua casa própria!

Você pode fazer uma simulação de quanto será cada parcela e guardar esse valor na poupança ou aplicá-lo no Tesouro Direto, por exemplo.

Aqui, as metas também são muito bem-vindas! Faça uma conta básica do quanto você precisa economizar e quanto que pode entrar na poupança a cada mês.

5. Corte gastos desnecessários

É importante ficar atenta às pequenas despesas. Muitas vezes, cortar os gastos desnecessários faz uma grande diferença na vida financeira. Então, faça uma análise do quanto você tem que gastar por mês – contas para pagar, alimentação, deslocamento, etc. – e, a partir disso, veja o quanto você pode economizar para poupar.

Assim, ao invés de guardar o que sobrar no final do mês, já no início você sabe quanto entrará na sua poupança. Caso os gastos fixos se reduzam naquele mês, aproveite para poupar esse dinheiro. Mas cuidado: deixe sempre uma margem para eventualidades!

6. Procure uma imobiliária

Existem empresas especializadas para garantir maior segurança e confiança na compra da casa própria. Uma imobiliária facilita – e como! – a compra do imóvel e é capaz de encontrar a casa que se encaixa com o perfil da sua família e com sua vida financeira.

Além disso, essa empresa ajuda com toda a documentação e burocracia envolvida na compra de um imóvel, poupando você de bastante dor de cabeça. Então, não deixe de procurar uma imobiliária para auxiliar nesse processo, ok?

Viu só? Com nossas dicas para sair do aluguel, você está pronto para acertar no planejamento e na organização financeira necessários para a compra da casa própria.

Agora, entre em contato com a gente! Somos uma imobiliária com mais de 20 anos de carreira e queremos ajudar você a conquistar o seu sonho.