Segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae, sobre quais são as cidades e estados que têm os melhores indicadores de desenvolvimento econômico, Divinópolis encontra-se no ranking das mais bem posicionadas no estado de Minas Gerais, com o 9º lugar. Com todo esse potencial de crescimento, as faculdades em Divinópolis também são um diferencial na região.

A cidade conta com diversas universidades, que facilitam a vida de quem mora na região e atrai estudantes de vários locais do país, que buscam a cidade para estudar e morar. A seguir, mostramos algumas opções da cidade, bem como o que você deve avaliar ao escolher uma delas. Acompanhe a leitura!

Saiba quais são as principais faculdades de Divinópolis

Morar e estudar na mesma cidade proporciona inúmeros benefícios aos estudantes. Entre eles, não se preocupar com tempo e custo de deslocamento diário, que é um problema para longas distâncias. Além disso, morar perto da faculdade permite que o aluno possa aproveitar muito mais todos os recursos que ela oferece.

A cidade conta com diversas faculdades públicas e privadas. A seguir, apresentamos algumas delas.

UFSJ — Universidade Federal de São João Del Rei

A UFSJ é uma universidade federal pública, sua sede é em São João Del Rei, com diversas unidades e nota 4 atribuída pelo MEC. O Campus Centro-Oeste “Dona Lindu” (CCO) é localizado em Divinópolis e oferece cursos de graduação para:

  • bioquímica;
  • enfermagem;
  • farmácia;
  • medicina.

Além disso, a instituição também oferece diversos cursos de pós-graduação na área da saúde.

Faculdade Pitágoras

A Faculdade Pitágoras é uma instituição privada e está presente em diversos estados brasileiros, com 18 unidades em Minas Gerais e nota 3 atribuída pelo MEC. Em Divinópolis, a unidade oferece 14 dos 26 cursos de graduação de sua grade, entre eles:

  • administração;
  • biomedicina;
  • educação física;
  • engenharia civil;
  • jornalismo.

UEMG — Universidade do Estado de Minas Gerais

A UEMG é uma universidade estadual pública com 20 unidades e nota 3 pelo MEC. O campus em Divinópolis conta com laboratórios e equipamentos de alta tecnologia. A unidade oferece 17 cursos de graduação em diversas áreas. Além disso, a instituição também oferece 6 cursos de pós-graduação Lato Sensu.

FACED — Faculdade Divinópolis

A FACED se integrou à Una recentemente, que tem 19 unidades em Minas Gerais e as notas atribuídas pelo MEC são 3 e 4 respectivamente. A universidade é privada e conta com mais de 50 opções de graduações em todas as áreas. Em Divinópolis, a instituição oferece 16 cursos de graduação e 8 de pós-graduação e MBA.

PUC Minas — Pontífica Universidade Católica

A PUC Minas é uma universidade privada, com diversos cursos de graduação em Minas Gerais. Sua nota de avaliação pelo MEC é 4. Em Divinópolis, a faculdade conta com cursos de pós-graduação e MBA.

Saiba o que avaliar ao escolher faculdades em Divinópolis

Cursar uma universidade é o sonho de muitas pessoas. No entanto, alguns critérios devem ser considerados para fazer a melhor escolha nesse momento. Um fator que deve ser observado é a sua infraestrutura, como laboratórios, bibliotecas, campus, corpo docente, entre outros.

O preço também é muito importante, pois se não for possível entrar em uma faculdade pública, o valor da mensalidade pode pesar no bolso. No entanto, tenha cuidado com esse item, porque nem sempre preço muito alto significa boa qualidade de ensino.

Para ajudar no custo, vale observar se é possível participar de algum programa do governo com incentivo à educação, como o SISU — Sistema de Seleção Unificada, o ProUni — Programa Universidade para Todos ou o Fies — Fundo de Financiamento Estudantil.

Periodicamente, o MEC avalia todas as universidades do país. Para isso, utiliza diversos critérios e atribui uma pontuação que vai de 1 a 5, na qual 4 e 5 são considerados excelentes e 3, bom. Essa também é uma maneira que você pode utilizar para avaliar a faculdade.

Existem muitas opções de faculdades em Divinópolis. A cidade tem um enorme potencial de crescimento e desenvolvimento. Por isso, é destino certo para muitos estudantes em busca de um futuro melhor. Portanto, avalie com atenção todas as opções para que sua escolha seja a ideal.

Gostou do nosso conteúdo sobre universidades? Então, assine a nossa newsletter e receba nossas publicações diretamente em seu e-mail!

Escreva um comentário