Para quem já possui uma renda estável e quer construir um patrimônio, adquirir um imóvel é um passo muito importante. Porém, há opções muito variadas nesse meio, o que pode deixar algumas pessoas confusas. Um exemplo disso é a possibilidade de comprar casa em condomínio, algo cada vez mais comum no mercado atual.

Morar em um condomínio tem seus prós e contras, e eles devem ser analisados com extremo cuidado, ainda mais quando o assunto é comprar um imóvel. Para ajudar a entender melhor o assunto, trouxemos aqui alguns tópicos importantes para que você tome uma decisão bem informado. Acompanhe.

Quanto custa morar em um condomínio?

Em primeiro lugar, é bom lembrar que o custo de comprar uma casa em condomínio é diferente de um imóvel comum. Primeiro, há toda a valorização criada pelo espaço e pela infraestrutura. Além disso, também existem despesas recorrentes que também devem ser levadas em conta.

Quais os benefícios de comprar casa em condomínio?

Dependendo do seu perfil, alguns benefícios podem pesar no momento de adquirir uma casa em condomínio. Os principais deles estão descritos a seguir.

Manutenção de qualidade garantida

A manutenção de um imóvel é sempre uma grande preocupação. Dentro de um condomínio, há uma equipe de profissionais dedicada a coisas como a limpeza do encanamento, manutenção elétrica, entre outras coisas. Isso reduz consideravelmente o seu trabalho nesse ponto e lhe proporciona maior tranquilidade.

Acesso fácil a serviços e lazer

Uma tendência comum em vários condomínios é a criação de opções de lazer e outros serviços, como restaurantes, piscina, academias e lojas. Esse tipo de conveniência é muito bem-vindo para algumas pessoas, especialmente os mais velhos ou famílias com crianças.

Segurança efetiva

Algo que todo condomínio tem a seu favor é a segurança. Com câmeras e vigilância 24 horas, você não terá que se preocupar com invasões ou furtos, independente da hora do dia.

Quais as desvantagens de comprar casa em condomínio?

Claro, também existem alguns pontos negativos para quem vai comprar uma casa em condomínio. Vejamos os que mais se destacam.

Comprometimento de longo prazo

Comprar um imóvel já é um grande comprometimento. E, nesse caso específico, você terá que continuar pagando a taxa de condomínio até se desfazer do imóvel. Isso não ocorre, por exemplo, se você decidir comprar uma casa que não pertence a um condomínio e não possui taxas extras.

Vizinhos próximos

Problemas de convivência são inevitáveis quando várias pessoas estão muito próximas. Especialmente se há famílias com animais ou crianças pequenas. Tenha em mente que, para ter boa qualidade de vida, você precisa saber lidar com vários tipos de pessoas e situações.

Localização afastada

Muitos condomínios são praticamente ilhas, cidades separadas do resto do espaço urbano. Sendo assim, ao fazer sua escolha, você precisa estar ciente de que, em alguns casos, isso dificulta sua mobilidade. Por isso, analise bem os meios de locomoção que você poderá utilizar no local antes da compra.

Com essas informações, você já pode decidir se comprar casa em condomínio é mesmo o que você procura. Afinal, nada melhor do que tomar uma decisão bem informada e com certeza do que te espera no futuro.

Se você quer ver suas opções agora mesmo, entre em contato com a Francisco Imóveis e conheça o nosso catálogo.

Escreva um comentário