Comprar apartamento no início, meio ou final do ano: existe uma época ideal para esse tipo de aquisição? As construtoras e imobiliárias costumam oferecer bons descontos em imóveis no fechamento do ano, por exemplo. Todavia, isso não significa que esse é o melhor período para você adquirir um.

Afinal, o grande segredo para fazer um bom investimento imobiliário é o planejamento, que é a chave para entender qual é a melhor época para comprar o seu lar. Quer saber melhor como avaliar isso? Continue a leitura!

Avalie as condições de mercado

É muito importante entender o cenário do mercado imobiliário antes de investir na aquisição de um imóvel. Para isso, é interessante analisar dados e pesquisas em sites sobre o assunto, acompanhar o noticiário e solicitar ajuda profissional.

Se a ideia é realizar um financiamento imobiliário, é fundamental verificar a taxa Selic — que controla os juros aplicados nessas operações. Quanto menor está o índice, maior é a confiança dos bancos e a tendência de a taxa de juros dos financiamentos cair.

Também é preciso avaliar a oferta de de imóveis na região em que se pretende adquirir o apartamento. Em momento de crise econômica, em que o número de vendas fica reduzido, é possível negociar para conseguir descontos e condições de pagamento diferenciados.

Observe sua situação profissional e pessoal

A maioria das pessoas sonha em ter um imóvel próprio, mas esse é um investimento alto, que precisa ser bem avaliado. Por isso, antes de definir a melhor época para comprar apartamento, você precisa refletir sobre sua vida profissional e pessoal.

Ter estabilidade profissional, por exemplo, é algo interessante, já que a compra pode interferir no orçamento da casa por muitos anos. Portanto, se você está desempregado ou procurando uma nova recolocação no mercado, talvez não seja o melhor momento para adquirir uma propriedade.

Além disso, analise sua necessidade pessoal — se a ideia é morar com outros familiares, o assunto precisa ser conversado e decidido em conjunto. Essa reflexão também é importante para definir o tamanho, o valor e a localização do imóvel.

Avalie sua vida financeira

Para conseguir aproveitar as boas oportunidades do mercado, é imprescindível estar com a vida financeira organizada. Isso não significa que é necessário ter a quantia para comprar o apartamento à vista, mas é essencial conhecer sua situação econômica e ter uma reserva de dinheiro.

Mesmo se a intenção for realizar um financiamento, a aquisição de uma propriedade envolve diversos gastos, como o valor da entrada do imóvel, o pagamento de documentos, a compra de móveis. Portanto, é preciso economizar para comprar o apartamento com tranquilidade e sem se enrolar em dívidas.

Como você deve ter notado, não existe uma época ideal para adquirir um imóvel. Com o planejamento adequado, comprar apartamento pode ser um excelente negócio em qualquer período do ano. Sendo assim, é preciso deixar o entusiasmo de lado e analisar com cuidado os pontos que mencionamos ao longo deste artigo.

Que tal começar a se organizar agora mesmo? Veja as informações que separamos sobre financiamento imobiliário!

Escreva um comentário