É natural que as pessoas tenham algum tipo de insegurança ao comprar alguma coisa, ainda mais quando é algo que tenha a necessidade de um grande investimento financeiro. Por isso, é costume buscar informações e recomendações junto aos amigos e às pessoas de confiança.

Quando se trata de investimento no mercado imobiliário, esse tipo de atitude também é válido. Porém, além de consultar amigos, é necessário ter ciência sobre os cuidados que devem ser tomados na hora de comprar qualquer imóvel.

No post de hoje, ajudaremos você a entender mais sobre esse assunto. Escrevemos este artigo para apresentar os 5 cuidados na compra de um imóvel. Boa leitura!

1. Analise e escolha o imóvel

O primeiro passo é analisar e escolher o imóvel de seu interesse. No mercado imobiliário, é possível encontrar três tipos: imóvel novo, o comprado na planta, o usado e o novo e pronto para morar.

Independentemente do tipo de imóvel que você deseja adquirir, é sempre bom pesquisar. Se a casa ou o apartamento estiver na planta, pesquise e confirme se a empresa construtora tem um bom histórico. Também exija a data de entrega em evidência no contrato, pois isso é necessário para que seja mais fácil de conversar e programar-se caso tenha algum imprevisto.

Se o imóvel for usado, sempre cheque alguns itens, pois, como outras pessoas já passaram por esse espaço, às vezes, é necessário fazer alguns reparos. Então, verifique se há infiltração, as partes elétrica e hidráulica, pisos e paredes, janelas e portas.

Depois de averiguar esses detalhes que fazem toda a diferença na hora de fechar um contrato, pondere se valerá a pena investir o dinheiro com reformas. Por se tratar de um imóvel usado, também é importante analisar todas as certidões negativas e, também, a certidão que o imóvel tem.

Com relação ao imóvel novo, mas já construído, as dicas para checar os ambientes também são as mesmas para um imóvel com sinais de uso, mas a atenção deverá ser maior em relação à estrutura do imóvel, como rachaduras.

2. Confira sempre os documentos

Esta dica é válida para qualquer tipo de imóvel, mas, se ele for usado, terá de se atentar a maiores detalhes, pelo fato de o imóvel ter um histórico de compra e venda. E falando em histórico, toda propriedade tem um relacionado a documentos que atestam sua situação jurídica e financeira.

Por esse motivo, um dos primeiros cuidados na compra de imóvel é fazer uma análise completa dessa papelada: a conhecida matrícula de imóvel – documento que consta todos os registros relacionados ao imóvel.

Trata-se de uma verificação complexa e que exige paciência e experiência. Portanto, pelo trabalho e pela inexperiência da maioria das pessoas, o ideal é ter o apoio de profissionais qualificados e que sejam da área, pois, assim, evita-se que o comprador caia em algum tipo de cilada e passe por situações desagradáveis.

Sem essa análise, você poderá passar por adversidades que poderiam ser evitadas, afinal, vários problemas podem estar atrelados à propriedade, como: o imóvel comercializado pode fazer parte de um inventário, ter sido dado como garantia de um empréstimo ou o vendedor pode nem ser seu proprietário legal.

Nesse sentido, devido à quantidade de riscos que a falta dessa avaliação pode ocasionar, é recomendada a compra de casas ou apartamentos com a ajuda de uma imobiliária.

3. Pesquise o preço de mercado do imóvel

Nem sempre o vendedor sabe como precificar seu imóvel. Em alguns casos, uma pessoa investe muito dinheiro em uma casa com uma localização ruim. Assim, na hora de vender, o proprietário impõe um preço alto, que faz jus ao que ele investiu, mas não ao valor do metro quadrado da região, por exemplo.

Pensando nisso, cabe ao comprador pesquisar os imóveis semelhantes no mesmo bairro para conseguir entender o valor real das propriedades da região. Lembre-se de que uma pessoa que tem pressa em vender pode aceitar um valor abaixo do comum no bairro — abrindo a possibilidade de fazer um bom negócio.

Por isso, pesquise muito bem a vizinhança e o bairro, para que, assim, tenha ideia dos valores praticados na região e possa avaliar se o imóvel que está olhando vale a pena ou não – estar localizado em uma área com muita vida noturna ou muito trânsito pode ser um grande problema. Fique atento a todos os detalhes.

4. Contrate um profissional para elaborar o contrato de compra e venda

Para a elaboração do contrato de compra e venda, é importante contratar um advogado especialista na área da imobiliária. Caso tenha uma imobiliária mediando a compra e venda, essa preocupação se torna menor, uma vez que uma empresa de compra e venda de imóveis já tem certa experiência e profissionais capacitados.

No contrato, deverão constar informações básicas de quem está vendendo e de quem está comprando, além de informações relacionadas à forma de pagamento, à profissão das duas partes, ao título de eleitor e, principalmente, ao valor do imóvel.

Caso haja atraso na entrega do imóvel, também deverá constar o valor da multa, além da comissão do funcionário que participou da negociação.

5. Tenha atenção ao receber as chaves do imóvel

Quando se tem, finalmente em mãos, as chaves do imóvel, é preciso realizar a vistoria. Para isso, deixar a ansiedade de lado é fundamental, pois terá que analisar todos os ambientes do espaço, para ver se está conforme o que foi visto na época da visita.

As dicas dadas no tópico 1, sobre a escolha do imóvel, também valem para a vistoria que deverá ser feita no momento em que recebe as chaves. É gratificante e maravilhoso realizar o sonho da casa própria, mas ter cautela para analisar o ambiente também é muito importante.

Fique de olho em todos os detalhes, porque, caso tenha algum problema, principalmente estrutural, o contrato não deve ser assinado em nenhuma hipótese.

É importante reiterar que todo esse estudo já é realizado pelas imobiliárias, sendo algo comum do dia a dia dos corretores de imóveis. Portanto, se você deseja poupar tempo e ganhar agilidade na sua compra, o mais indicado é procurar uma imobiliária.

Depois da leitura agradável deste artigo e você entender mais sobre cuidados na compra de um imóvel, chegou o momento de colocar essas dicas em prática desde o começo de sua negociação.

Se você busca imobiliárias em Divinópolis para auxiliar nesse novo passo em sua vida, conheça melhor a imobiliária Francisco Imóveis, acessando este próximo artigo aqui.

Escreva um comentário