Encontrar uma kitnet para alugar pode ser um desafio, uma vez que nem todo imóvel atenderá às suas necessidades. Além disso, o inquilino deve entender as características desse tipo de opção para não se arrepender depois.

Se você está em busca de uma kitnet na cidade de Divinópolis, não deixe de ler este artigo até o final. Ele pode te ajudar a escolher o imóvel adequado para seu estilo de vida. Acompanhe!

Entendendo o que é uma kitnet

Uma kitnet (ou quitinete) é um imóvel pequeno, formado apenas por um cômodo que integra quarto e cozinha, mais um banheiro, com tamanho médio total de 30 a 35 m².

No começo, pode parecer estranho dividir as funções de um quarto e de uma cozinha no mesmo ambiente, mas acredite, é possível. Para isso, basta que o morador se organize, desfazendo-se de objetos que não usa mais e escolha móveis adequados ao imóvel.

As kitinets são as opções preferidas de estudantes e pessoas solteiras, uma vez que são fáceis de limpar e de mobiliar, além de serem opções imobiliárias mais baratas.

Kitnet para alugar: morando perto da universidade

O primeiro passo para escolher é estudar a localização do imóvel. Quem vive em uma kitnet deseja economia, por isso, escolha um bairro que fique próximo aos seus compromissos, de modo que você não precise gastar com combustível ou estacionamento.

Morar perto de pontos de ônibus também é recomendado. Para chegar à UFSJ, por exemplo, o estudante tem diversas alternativas de ônibus, mas deve se lembrar que essas viagens duram cerca de 40 minutos dependendo do bairro onde se vive.

Se você está se mudando para estudar, é importante escolher uma kitnet para alugar próxima ao seu campus ou, pelo menos, de fácil acesso. Observe se ao redor do imóvel há um bom comércio, com mercados, padarias e drogarias disponíveis e tente considerar suas necessidades. Às vezes, o deslocamento para a universidade pode ser compensado pela qualidade e das facilidades disponíveis no bairro, por exemplo.

Escolhendo um imóvel agradável

Por ser um ambiente pequeno, o kitnet escolhido deve ter uma boa ventilação, especialmente no banheiro e próximo ao fogão. Verifique se o local apresenta manchas ou bolores nas paredes, pois esses sinais indicam umidade e podem prejudicar sua saúde e demandar reformas inesperadas.

Na lista de eletrodomésticos que não podem faltar em uma kitnet, estão o ventilador e o depurador de ar acima do fogão.

Além disso, procure conversar com pessoas que trabalham no prédio, como porteiros e funcionárias da limpeza, para tirar dúvidas como se há problemas frequentes nos apartamentos do edifício e se o condomínio permite a presença de animais, por exemplo. Aproveite para saber também se a vizinhança é agradável, claro!

Analisando a iluminação

Verifique se a kitnet tem boa iluminação antes de alugar, uma vez que esse fato é fundamental para quem passa muitas horas estudando. Isso significa analisar o projeto de iluminação do imóvel, verificando a qualidade das instalações elétricas e as características da luz (se é muito forte ou fraca), tanto artificial quanto natural.

Não se esqueça de avaliar a incidência de luz natural em diferentes horas do dia. Além de deixar o ambiente mais agradável, ter acesso à luz do sol pode ajudar a equilibrar a temperatura do imóvel e evitar problemas com umidade.

Como vimos, encontrar uma kitnet para alugar não é uma tarefa tão difícil. Basta que o morador esteja disposto a mudar alguns hábitos para se adaptar ao estilo do imóvel. Essa opção traz muitas vantagens ao inquilino e deve ser considerada por estudantes ou pessoas solteiras que estão se mudando a trabalho, por exemplo.

Se você quer algumas dicas de bairros e kitnets para alugar em Divinópolis (MG), converse com a nossa equipe. A Francisco Imóveis atua nessa região desde 1977, oferecendo as melhores opções de imóveis aos seus clientes!

Escreva um comentário