Hoje em dia, há tantas responsabilidades na rotina das pessoas que é difícil tomar conta da casa da forma que se gostaria. Mantê-la limpa e arrumada já é um grande esforço, mas pode ser ainda mais complicado quando tudo nela exige cuidados demais ou é muito supérfluo. Por isso, a tendência é buscar uma casa funcional.

Como o nome já faz entender, trata-se de uma forma de pensar o ambiente doméstico voltado para a funcionalidade e a utilidade. A ideia é reduzir aquilo que não contribui para sua qualidade de vida, além de aproveitar melhor o espaço e os recursos à sua disposição.

Quer entender melhor como conseguir criar uma casa funcional sem dificuldades? Confira estas dicas que separamos para você!

1. Leve em consideração a sua rotina

Antes de qualquer outra coisa, você deve pensar em como você utiliza o seu espaço. “Praticidade” pode ter significados bem diferentes, dependendo do que você valoriza e de como é sua rotina. Alguém que passa muito tempo fora de casa, por exemplo, terá necessidades diferentes de quem fica em casa a maior parte do tempo.

2. Troque os móveis

Uma das atitudes mais fáceis para conseguir melhorar a funcionalidade de uma casa é fazer uma troca de móveis. Você se surpreenderia com o quanto uma mesa de centro ou um armário com mais gavetas do que cabides pode impactar na sua rotina. O melhor é que, dependendo do caso, você ainda pode vender seus móveis usados, minimizando os custos.

3. Guarde ou descarte o que não estiver em uso

Falando em vender, às vezes, o problema não é o que você precisa colocar em casa, mas o que precisa ser tirado dela. Uma casa funcional não deve ter muitas coisas que atrapalhem o seu dia a dia, sejam elas pequenos objetos que se acumularam, sejam móveis que não se encaixam bem no espaço disponível. Mesmo que não seja agradável, o melhor a fazer é tirar alguns desses itens do caminho.

4. Coloque a praticidade em primeiro lugar

Sempre existem mesas, cadeiras, quadros, prateleiras e outras coisas que são muito bonitas e úteis na teoria. Porém, quando você coloca uma dessas dentro de casa, precisa pensar duas vezes antes de fazer algo simples, como atravessar a sala. Não é ruim decorar sua casa, muito pelo contrário. Contudo, se isso envolver um sacrifício de praticidade, então é melhor repensar.

5. Aproveite ao máximo o espaço

Por fim, mas não menos importante, lembre-se de usar o máximo possível do espaço de modo que não atrapalhe. Um exemplo clássico é a colocação de prateleiras em locais altos, que não afetam o seu deslocamento pela casa. Como resultado, você poderá guardar seus pertences de forma mais organizada, mas sem ter que dificultar coisas simples na sua rotina.

Agora que você tem essas dicas, é hora de começar a transformar seu lar em uma casa funcional. Um pouco mais de praticidade e simplicidade no dia a dia é o primeiro passo para uma vida mais saudável.

Este artigo pode ajudar outras pessoas que tenham a mesma situação, náo é mesmo? Aproveite para compartilhar essas dicas com seus amigos das redes sociais.

Escreva um comentário