Buscar um novo lugar para morar pode fazer parte das necessidades e desejos de alguém que está mudando de cidade, teve um aumento no orçamento ou que está em busca de novos ares. Por isso, algumas pessoas procuram por um apartamento grande como sua próxima moradia. Porém, não são todos que estão acostumados a escolher uma casa maior.

Existem várias vantagens em ter um apartamento maior, mas algumas pessoas ficam impressionadas apenas com o tamanho e se esquecem de olhar outros detalhes importantes. Em muitos casos, cometer esses erros pode comprometer bastante a qualidade de vida. E ninguém quer ter que enfrentar problemas logo depois de chegar na casa nova.

Pensando nisso, listamos aqui alguns pontos que você deve ter em mente na hora de avaliar um apartamento grande para alugar. Confira.

Necessidades da sua família

Dependendo do tipo de configuração familiar que você tem — se é solteiro, casado, com filhos ou familiares que moram junto — suas necessidades vão mudar. Desde o número de quartos até a quantidade de espaço útil usado.

Sendo assim, mesmo que um local pareça amplo, tente planejar mentalmente como será a distribuição de suas coisas nele. Onde vai cada móvel, quem ficará em cada quarto, etc. Isso é especialmente importante se você pretende criar um escritório ou sala de jogos também.

Estado de conservação

Quando um apartamento tem uma área ampla, também é mais difícil cuidar dele por inteiro. Se você não ficar atento, pode acabar alugando um lugar com algum vazamento ou outro problema estrutural e só perceber depois.

Por isso que, assim que chegar, você deve priorizar a vistoria e buscar sinais de deterioração e possíveis problemas de conservação. Quanto antes eles forem notados, mais rápido você pode decidir se vale a pena encará-los, se pode conseguir um preço melhor por arrumar tudo ou se é melhor procurar outro lugar por um preço similar.

Privacidade 

Dependendo do tamanho e disposição dos cômodos, um apartamento grande pode deixar o espaço à vista de todos. Isso porque em muitos casos as janelas também tendem a ser bastante amplas. Isso dá uma boa vista dos arredores, mas também pode ser ruim para sua privacidade. Coisas como a propagação do som e necessidade de cortinas também devem ser levadas em conta nessa avaliação. Afinal, é bem desconfortável não ter privacidade no dia a dia.

Custos associados

Por fim, mas não menos importante, é sempre bom lembrar que um apartamento maior também traz despesas maiores, especialmente na conta de luz e na limpeza. Você deve ter esses números em mente ao fazer o seu planejamento, pois ele vai afetar bastante o seu orçamento e a forma como você lida com o seu dinheiro.

Com esses pontos em mente, você já pode avaliar melhor se vale a pena alugar um apartamento grande. É bom pensar nisso enquanto você faz a negociação e ficar atento, também, em como o imóvel está sendo precificado, se é com base na metragem, localização, etc.

Quer tirar mais alguma dúvida sobre o tema? Então deixe um comentário no campo abaixo e logo responderemos.

Escreva um comentário