São muitos os pontos positivos quando pensamos em ter um animal em casa. Além de alegrar o lar e deixá-lo mais acolhedor, já foi comprovado que a presença dos animais auxilia no combate à depressão, diminui o estresse, ajuda na recuperação de doenças e também mantém o equilíbrio emocional da família.

Entretanto, é necessário atentar-se aos cuidados do seu pet. Neste post, apresentaremos cinco dicas para cuidar do bem-estar do seu animal em casa. Boa leitura!

1. Atente-se à segurança do seu pet

Alguns cuidados devem ser tomados. Por isso, se você mora em apartamento, é importante investir em redes de proteção nas janelas para que não tenha que mantê-las fechadas o tempo todo ou aconteça algum acidente.

Outro ponto é adequar o piso da sua casa ou do seu apartamento para que o animal não escorregue ou o arranhe. Os de madeira não são uma boa opção. Invista naqueles que não arranhem facilmente e sejam práticos na hora de limpar.

2. Guarde os pertences em um lugar específico

É muito comum comprarmos vários itens para nossos animais, não só para eles usarem na hora de brincar, mas, também, aqueles que são utilizados na higiene e no conforto do seu pet.

Por isso, ter um espaço para guardar todos os pertences ajuda a localizá-los facilmente e, também, a manter a ordem nos cômodos da casa.

3. Leve para passear perto de casa

Todos nós precisamos ter contato com o mundo fora da nossa casa, e com os animais de estimação não é diferente. Encaixar em sua rotina passeios aos arredores da sua residência é uma opção para ele fazer suas necessidades e socializar com outros animais e pessoas.

É uma forma de ensinar seu pet a lidar com outros indivíduos que não seja sua família e, também, fazer novas amizades com outros animais. Mas, para a segurança dele, atente-se aos perigos a que ele pode estar exposto na rua e sempre passeie com a guia!

4. Dê banhos e escove os pelos regularmente

Para a saúde do seu bichinho, dê banhos regularmente em casa ou leve-o ao pet shop. Não se esqueça de utilizar produtos específicos para ele!

Outro detalhe importante é escovar os pelos do seu pet, ainda mais se eles forem maiores. Isso ajuda a mantê-los saudáveis, sem o risco de fazer nós e ter que cortá-los.

5. Limpe a casa com frequência

Como os animais soltam pelos, limpar a casa mais vezes por semana torna-se obrigatório. Para facilitar a limpeza, utilize aspirador de pó, pois, diferentemente da vassoura, ele não espalha os pelos e limpa com mais precisão.

Usar soluções para evitar o odor e ensinar seu animal a fazer suas necessidades em um lugar específico também ajudam a manter a organização e limpeza da casa.

Ah, outra dica, mas não menos importante, é a adaptação da decoração para ter animais em casa. Alguns danos aos móveis podem acontecer. Por isso, adaptá-los ou investir em móveis mais resistentes é necessário.

Nos sofás, você pode usar em impermeabilizantes ou blindagem de tecido, além de escolher tecidos mais resistentes e utilizar uma manta para decoração. Já alguns objetos que são fáceis de quebrar devem ser colocados em lugares mais altos. Se tiver gatos, opte por não ter certos objetos.

Com essas dicas, tenho certeza de que ter animais em casa trará bons momentos para você e sua família!

Gostou deste post? Que tal compartilhá-lo em suas redes sociais?

Escreva um comentário