Nos dias atuais, é comum encontrarmos novos projetos de apartamento com ambiente reduzido, entretanto muitos acompanham uma generosa varanda ou têm espaços integrados. É ideal para otimização do espaço e organização do ambiente de convivência.

Se você acompanha os programas de decoração e reforma, já deve estar familiarizado com essa tendência que surgiu por meio da criação dos lofts – ou, como chamamos agora, dos studios. São inúmeras as vantagens que aumentam a funcionalidade da casa.

Caso seu espaço seja pequeno, adotar essa tendência ajudará a trazer mais conforto e deixará o apartamento mais aconchegante. Neste artigo, mostraremos as vantagens em se ter ambientes integrados em casa. Boa leitura!

 Sensação de amplitude

Geralmente, é comum integrar salas e cozinhas, justamente por serem os espaços onde mais recebemos visitas e nos reunimos. Quando esses dois ambientes são integrados, dá origem à sensação de amplitude, aconchego e conforto. Gera bem-estar para quem mora e para quem visita: uma troca mútua de boas energias!

Convívio social e familiar

Com os dias atarefados, é difícil ter um momento para descanso juntamente com os familiares. Por isso, uma das vantagens dos espaços integrados é aumentar a troca diária que realizamos com essas pessoas queridas e que amamos. Por ter menos barreiras, o diálogo se torna mais frequente, e o bom convívio também.

Iluminação natural

Outro fator importante é a iluminação natural. Com mais espaço aberto, a luz natural atinge mais partes do apartamento e é totalmente aproveitada, pois, além disso, outra vantagem é a economia de energia, uma vez que o apartamento terá mais contato com a luz do sol.

Móveis multifuncionais

Para a decoração do ambiente integrado, fazer uso de móveis funcionais é uma ótima pedida. Esses móveis têm mais de uma função: deixam o ambiente à sua cara, além de possibilitarem fazer outras combinações, investir neles é uma forma de pensar estrategicamente, sem abrir mão do conforto. Você também pode utilizá-los como divisórias – aposte nisso!

Ideias para ambientes integrados

São inúmeras as possibilidades de integração, tudo depende do seu gosto. Até o banheiro pode ser integrado com o quarto, basta fazer a escolha certa da decoração. A seguir, listamos algumas ideias de quais ambientes você pode integrar:

  • quarto e sala – ideal para quem mora sozinho ou divide o apartamento com outra pessoa, dando a sensação de amplitude e conforto;
  • sala e cozinha – esse é o mais comum, ótimo para integrar a família ou as visitas e passar mais tempo com as pessoas que convive;
  • sala e escritório – se você não tem um espaço adequado para o home office, integrar a sala e o escritório é uma forma de aproveitar bem o apartamento;
  • cozinha e área de serviço – cada vez mais apartamentos são construídos dessa forma, com áreas de serviço menores, porém integradas com a cozinha para dar a sensação de espaço maior.

Uma dica importante que orna com todos os cômodos da casa é o investimento em plantas para decoração e utilização de móveis para fazer a função das paredes, porém de uma forma mais leve e bonita.

Mostramos como vale a pena investir na tendência de ambientes integrados. Além disso, leia também algumas dicas de decoração de apartamento para inspirar você!

Escreva um comentário