Suponhamos que você precisa se mudar a trabalho e encontrou um imóvel adequado às suas necessidades. Tudo parece dar certo para a sua mudança, até que surge um grande problema: ninguém aceita ser o seu avalista. Surge, então, a pergunta: existe aluguel sem fiador? A resposta é sim!

A Lei do Inquilinato dá ao proprietário de um imóvel o direito de exigir uma garantia de pagamento. Contudo, existem outras maneiras de garantir a negociação, e a Lei permite quatro formas: caução, fiança (fiador) e seguro de fiança locatícia. Quer entender melhor esse assunto? Então leia este artigo até o final!

Entenda sobre o seguro fiança

Entre as opções de garantia previstas na Lei do Inquilinato, o seguro fiança tem se tornado a mais popular. Trata-se de um produto financeiro semelhante às outras modalidades de seguro que existem — como o de vida, automóvel, casa etc.

Nessa circunstância, a seguradora arcará com as despesas do aluguel caso o morador tenha alguma dificuldade financeira. O beneficiário do seguro é o proprietário do imóvel que receberá o pagamento em até 40 dias depois de acionada a seguradora.

Conheça as vantagens do seguro fiança

A principal delas é livrar o inquilino do constrangimento de ter que recorrer a amigos e familiares para alugar um imóvel. Em tempos de economia frágil, como o que estamos vivendo, esse tipo de pedido pode criar desentendimentos entre pessoas queridas.

A segunda vantagem é a agilidade de contratar um seguro. O interessado deve pesquisar as empresas que oferecem o serviço, optando por aquela que der mais vantagens a ele. Em seguida, ele deve providenciar documentos simples — RG, CPF, comprovante de renda, Imposto de Renda etc. O processo de aprovação costuma ser rápido.

Como terceira vantagem, podemos citar os serviços extras que podem estar inclusos no seguro, como: chaveiro, eletricista, encanador etc. Para atrair os clientes, as empresas costumam disponibilizar vantagens em seus pacotes. Vale a pena o consumidor avaliar isso, uma vez que essas conveniências podem ser bem mais caras quando contratadas individualmente.

Além disso, muitas empresas garantem a pintura completa do imóvel. Essa característica é, em particular, muito útil aos locatários, pois se trata de uma obrigação presente na maioria dos contratos de aluguel.

Veja as desvantagens do seguro fiança

A maior desvantagem é ter que gastar um pouco mais para alugar um imóvel. Geralmente, o valor do seguro fiança equivale a até dois meses de aluguel. Logicamente que esse custo pode mudar de acordo com o tamanho do imóvel ou a sua localização.

Como vimos neste artigo, o aluguel sem fiador é uma realidade. Muitas pessoas perdem boas oportunidades porque não conseguem um avalista a tempo de fechar o negócio. Outras estão há meses esperando a boa vontade de familiares para conseguirem se mudar.

Todos esses problemas deixam de existir, se o inquilino contratar o seguro fiador. Portanto, se você está precisando de ajuda para alugar um imóvel na cidade de Divinópolis ou cidades próximas, entre em contato conosco. Temos excelentes opções imobiliárias e o melhor de tudo: trabalhamos com aluguel sem fiador!

Escreva um comentário