Decidir entre alugar ou financiar um imóvel nem sempre é uma tarefa fácil. Existem algumas questões a considerar, como a possibilidade de reformar o ambiente, analisar se o preço do aluguel ou das prestações da casa própria cabe no bolso, verificar o que é preciso para fazer um financiamento imobiliário, entre outras.

Para resolver esse dilema, o melhor a fazer é identificar as principais diferenças entre essas alternativas. A seguir, mostramos o que você deve avaliar para fazer a melhor escolha. Acompanhe a leitura!

Entenda as principais diferenças entre alugar e financiar um imóvel

No aluguel, o inquilino paga um valor mensal pelo direito de utilizar aquela moradia por um determinado período. Ao alugar um imóvel por muitos anos, a quantia paga mensalmente sofrerá reajustes de acordo com a inflação e com a renovação do contrato.

No caso de um financiamento imobiliário, existem duas opções de parcelamento: a tabela SAC, em que os valores das prestações diminuem ao longo dos anos, e a tabela PRICE, na qual as parcelas têm o mesmo valor durante todo o período da dívida, permitindo maior controle sobre o planejamento financeiro.

Confira as vantagens e desvantagens de cada alternativa

No aluguel é possível se mudar quando quiser, ou seja, é muito mais rápido o processo de mudança. Já ao financiar um imóvel, você tem a sua casa própria e pode fazer reformas sempre que desejar, por exemplo. Muitas pessoas defendem uma ou outra opção, entretanto, outros fatores influenciam nessa decisão.

Aluguel

Ao colocar na ponta do lápis as despesas com o aluguel em relação a um financiamento, há quem diga que não vale a pena financiar. Isso porque, se aquele valor for investido ao longo dos anos, a pessoa terá um montante maior do que o desembolsado durante esse período.

Esse argumento não leva em consideração outros fatores, como a necessidade de desocupar o apartamento porque o proprietário resolveu vendê-lo ou se o reajuste do contrato ficar além das possibilidades de pagamento. Além disso, não haverá retorno sobre o dinheiro investido no aluguel, nem prazo para terminar. Assim, a locação é para a vida toda.

Financiamento

Uma das dificuldades em fazer um financiamento é juntar o valor da entrada. Por isso, é preciso disciplina para economizar esse dinheiro. Contudo, para minimizar esse problema, há opções como o Fundo de Garantia — FGTS — para compor essa quantia ou investir em um imóvel na planta, que tem o preço mais em conta.

Confira algumas dicas para financiar a casa própria

Ao optar por um financiamento, siga algumas dicas para que esse período seja o mais tranquilo possível.

Pesquise financiamentos

Uma queixa comum é sobre as altas taxas de juros cobradas pelas instituições bancárias. Por isso, faça simulações em diversos bancos e considere abrir uma conta na instituição que tiver as menores taxas. Aliás, eles costumam oferecer condições mais vantajosas para os correntistas.

Faça um planejamento financeiro

Um bom planejamento financeiro é essencial tanto para juntar o dinheiro da entrada quanto para fazer o pagamento das prestações com mais tranquilidade. Por isso, antes de entrar em um financiamento, crie o hábito de guardar pelo menos 30% do valor do seu rendimento mensal. Isso porque a prestação será em torno desse percentual, portanto, você já terá o costume de ter essa despesa no orçamento.

Tente pagar mais rápido

Para amenizar os juros cobrados pelos bancos procure antecipar o pagamento da dívida. Uma forma de fazer isso é guardar o dinheiro do décimo terceiro e juntar com o Fundo de Garantia para, de tempos em tempos, quitar parcelas ou o saldo devedor. Você pode adiantar prestações e reduzir o prazo do financiamento, ou mantê-lo, mas abater o saldo devedor.

Ao escolher entre alugar ou financiar um imóvel é preciso avaliar com cuidado todas essas questões. Existem vantagens e desvantagens em cada opção. Portanto, faça um bom planejamento financeiro e escolha a melhor alternativa para você e sua família.   

Quer saber mais sobre aluguel ou financiamento? Então, entre em contato com a Francisco Imóveis e conheça os nossos serviços!

Escreva um comentário